terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Roteiro TURQUIA

ROTEIRO Istambu (4 dias)

Depois de uma breve passagem pela Roménia nós fomos para Turquia numa viagem de mais ou menos 10 horas em um ônibus com até serviço de bordo! Com direito a coca cola, bombom e agua a vontade! A passagem foi em torno de €40,00.
Como chegamos de madrugada em Istambul o motorista nos deixou dormir no ônibus até as 7 horas, que  assim ficaria mais fácil encontrar nosso couch.

PRIMEIRO DIA

Nos encontramos com  o nosso couch  na saída do ferrry em Kadicoy. Istambul é dividida em lado Europeu e Asiático e nós chegamos no Europeu, mas ficaríamos no Asiático, então,  depois da rodoviária pegamos o ferry que atravessa o lago Bosphorus, e fomos para lá. A passagem custou 7,00 liras (para ter uma ideia 1€ são 2,30 liras), mas isso porque pegamos o ferry na estação errada, um  que não sai com tanta frequência e demora mais.
Depois de deixar as coisas em casa fomos dar uma volta pelo lado Asiático.
Sem muito o que  ver por lá, tem sua movimentação só que bem mais tranquilo que  o lado Europeu.

SEGUNDO DIA

Saímos cedo pois achávamos que ia demorar muito a viagem,  dessa vez foram  só 20 minutos e uma passagem de 1,75 liras! Bem melhor que a do dia anterior!
O nome da região é Eminonu, e os pontos principais da cidade ficam mais na parte histórica e muito próximos um dos outros. Dá para fazer tudo a pé mesmo.
Um ponto interessante de  Istambul...mesquita é o que não falta. É como igreja em Portugal, tem uma em cada esquina!!
Começamos pela Yeni Mosquite (mesquita nova), que é muito próxima da saída do ferry e logo ao lado dela tem o Spice Market, super gostoso de andar, com lojinhas de todos os tipos, e não se surpreenda  se te perguntarem de cara  se você é brasileiro e começarem a falar "Bom  dia" e "Como vai?!". Não sei se foi só palpite ou se temos muito cara de brasileiras, mas aconteceu em quase todas as lojinhas que  passávamos!
De  lá seguimos para outras mesquitas, como a Suleymaniye Mosque, Sehzade Mosque e Beyazit Mosque, as mesquitas são muito parecidas, o que  difere elas são suas pinturas no interior de cada uma! Ao lado dela tem o Grand Bazar, ele é bem parecido com o Spice Bazar,  só que  maior e com mais variedades, mas na minha opinião o Spice bazar é mais legal!
Seguindo o trilho do trem você chega nas duas mesquitas mais conhecidas da cidade, a Blue Mosque e a Hagia Sophia, sendo a segunda a mais diferente de todas porque se tornou mais um "Museu", sem contar que é a única que  você pode entrar de sapatos, pois nas outras tem que  tirar o sapato e se  for mulher com calça muito justa eles te mandam  colocar um tipo de  saia em volta da cintura e um pano cobrindo o cabelo! Voltamos para o nosso couch, mesmo por que aqui continua escurecendo muito cedo!

TERCEIRO DIA
Esse dia foi bem mais curto, além de termos acordado mais tarde choveu logo cedo, então tivemos que voltar antes para casa.

Mas deu tempo de visitar uma mesquita bem diferente, a  Cistem Mosquite (que não vimos no primeiro dia e é entre a Sophia e a Azul). Essa é uma mesquita subterranea, você passando na frente da casinha  onde é a entrada não diria que lá em baixo tem uma mesquita tão diferente. Ela é cheia de colunas e com um laguinho com carpas, e para nossa surpresa tem duas colunas que na parte de baixo tem um entalhe da  Medusa na pedra!
A noite fomos em mais um CouchSurfing meeting... foi animado, mas pena que acabou muito cedo! Saímos no bairro chamado Fatih, que segundo eles é o melhor para sair a noite!


QUARTO DIA
Tiramos o dia para fazer umas compras, fomos primeiro seguir a indicação do nosso couch de ir até Uskudar, disse que lá teria coisas mais baratas para comprar.....mas nem achamos o que estávamos procurando... Então pegamos o ferry de lá mesmo e voltamos para  Eminonu.
Fomos direto no Spice Market, além de ser do lado da estação do ferry, foi onde vimos as coisas mais bonitas para comprar.
Se quiserem uma dica de lojinha vão na numero 21, chamada Dogu Pazari, fomos super bem atendidas e o cara  ainda falava perfeitamente espanhol e inglês! Fora que ele nos deu uma aula de interpretação de pintura de pratos! Eles também vendem nozes, chás e mel! Vale a pena dar uma conferida!
Voltamos para casa e nosso couch já tinha programado com os amigos para fazer uma noite de música e comida típica da Turquia!
Fomos dormir razoavelmente cedo, já que no dia  seguinte tínhamos que estar no aeroporto ás 10 horas para pegar nosso próximo carro!

ROTEIRO Ankara (2 dias)

Nosso destino na verdade era Nevsehir (Cappadocia), mas pegamos um tempo muito ruim na estrada e acabamos procurando um lugar para ficar por lá mesmo!
Uma dica  Seríssima: NÃO aluguem carro se vocês não tem experiência em dirigir com neve, só se o carro tiver pneus adequados para  ela, mas tenham certeza disso! Nós passamos uns maus bocados tentando nos locomover!
Não chegamos a conhecer muito da cidade, mas Ankara é a capital da Turkia e bem movimentada, como cidade grande mesmo! Mas o que podemos dizer de lá é que todos estão sempre muito dispostos a ajudar, nossa primeira "atolada" na neve resultou em uns 6 amigos tentando nos ajudar que no final eles estavam super se divertindo e nos duas como c* (coração) na mão!!
Tentavam ao máximo se comunicar, pois não falavam muito inglês, e nos mostrar alguns pontos da cidade além de nos ajudar a trocar o carro, pois com aquele que estávamos não tínhamos condições de continuar! Depois de muito translator do google e mímicas, resolvemos ir ao cinema, que ai não tinha muita conversa!
Mas aproveitamos o tempo que ficamos em Ankara, e o melhor foi ter conhecido pessoas de coração enorme e poder acreditar que ainda existe gente boa  nesse mundo!

ROTEIRO Antalya (2 dias)

Saímos de Ankara  relativamente cedo, por volta das 11 horas da manhã, e a viagem para Antalya foi bem cansativa pois era longe e uma boa parte da estrada estava nevando, ainda bem que tínhamos trocado o carro e o pneu desse esta um pouco melhor que o outro.  Chegamos lá eram umas 21 horas, dessa vez íamos ficar em couch.
Ligamos para ele achando que já íamos encontrá-lo e ir para casa dormir, mas como nada é perfeito, ele estava em um bar tocando com a banda do amigo. Ficamos lá ate as 1h30!!
Não preciso nem dizer que assim que chegamos na casa deles já demos a entender que estávamos cansadas e que já estávamos prontas para dormir, né! Não deu cinco minutos já tinha uma roncando para cada lado!
Fico um pouco  triste de dizer que o que vimos de Antalya foi um restaurante ao lado do apartamento do nosso couch, pois estávamos muito cansadas para fazer qualquer coisa e andar pela cidade, tiramos esse dia para descansar um pouco. A noite fomos em um outro bar ver mais uma vez a banda  do amigo do nosso couch tocar. Pelo o que ele disse, a semana é sempre muito movimentada pois não tem muitas bandas de rock mais antigo na cidade, então sua agenda é sempre cheia!

ROTEIRO FETHYIE (2 dias)

A viagem para Fethyie foi mais tranquila, mas com alguns pontos na estrada ainda com neve, mas nada comparado ao que pegamos antes.
Ficamos em uma pensão próxima do mar, mas claro com o tempo que estava nem pensamos em ir dar um mergulho!
Mas o que fizemos de tradicional foi tomar um banho turco. Não imaginava que seria alguém te dando um banho. Mas é basicamente isso mesmo!
Primeiro você fica um tempo na sauna seca depois uns 5 minutinhos na sauna a vapor. Quando sai começa o banho, primeiro tem uma esfoliação, depois shampoo, espuma e até uma massagenzinha rápida. É interessante experimentar, mas dizem que para os homens essa esfoliação é bem mais pesada do que foi para nós!
E no pacote você ainda pode incluir uma massagenzinha  com óleos no final que eu muito recomendo! Uma tradição muito comum deles, tinha gente lá que vai toda semana tomar um banho e relaxar! (Eles usam mais como "encontros sociais" até...)
A estadia em Fethyie foi bem rápida, fomos embora  no dia seguinte logo cedo para Denizli.

ROTEIRO Denizly (2dias)

Nossa previsão para Denizly era de 3 dias, mas como o tempo estava muito ruim e não queríamos arriscar pegar a estrada com neve ficamos só uma noite por lá.
Chegamos com a cidade nevando por volta da hora do almoço. Encontramos nosso couch no restaurante onde estávamos e fomos para  a casa dele. Ele nos disse que fazia muito tempo que não nevava por lá, mas que esse tempo estranho estava no país todo e que na cidade onde seus pais moram não nevava há 30 anos, mas naquele dia nevou!
O que queríamos ver por lá era  Pumkkaly e Hierapolis, mas infelizmente não conseguimos. Como o que mais fizemos por lá foi dormir pouco e dirigir muito precisávamos de uma ajuda para ficar acordadas! O Red Bull nos acompanhou em algumas viagens!!!
Realmente o tempo estragou "alguns" de nossos planos para a Turquia! Mas apesar de tudo conhecemos muitos lugares bonitos e pessoas de um ótimo coração e super solicitas. Essa foi uma das coisas que mais me surpreendeu por lá, a  vontade e disposição que eles tem em ajudar os outros!

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em Junho, eu, Marina, voltei para Turquia, mais precisamente para a Cappadoccia, e aqui está:


Cappadoccia (Nevsehir) – 3 dias

A região da Cappadocia é composta vor diversas cidadezinhas onde a maior delas e mais central é Nevsehir, onde fiquei, também couchsurfing...

Meu vôo era para Ankara, mas tem aeroporto em Nevsehir, então pode ser mais válido, já que a viagem de ônibus leva umas 5h e são 39TL... Mais 10TL do aeroporto de Ankara até a estação de ônibus...

Os lugares mais “importantes” ficam a noroeste dessa região, entre as cidades Uçsisar, Göreme e Ürgüp, ondeficam os Vales (Pigeon, Zelve, Fairy, Devrent...), o Museu a céu aberto (Open Museum) e o Panorama Sun Set.

Bom, você tem duas opções para visitar a Cappadoccia: com ou sem guia. A primeira é mais confortável, direta, se obtém mais informações históricas, é bem mais cara e pode ser agendada anteriormente através de agências ou chegando lá, em qualquer shop de turismo, eles oferecem esse serviço. Eu mesma conheci um rapaz que faz esse atendimento particular por cerca de €50 por pessoa/dia (Mük, telefone 0090 3842712544 begin_of_the_skype_highlighting            0090 3842712544      end_of_the_skype_highlighting ou info@travel2goreme.com) assim que cheguei no Sun Set e ele estava fazendo o tour com duas meninas. A segunda opção é mais barata, se conhece mais a cidade, seu sistema e as pessoas, tem-se mais liberdade, perde-se mais tempo, é mais divertido e aventureiro.

Claro, segunda opção! E recomendo!

Os turcos: realmente o povo mais solícito que já conheci.
Bom, da casa onde eu tava em Nevsehir eu só sabia onde era o ponto de ônibus e tinha um mapa (meia folha A4, JURO!rs). Primeiro ônibus para e eu entro e pergunto falando apenas o nome da cidade que queria ir e apontando no mapa. O motorista faz sim com a cabeça e através de mímica me diz que teria que mudar de ônibus, mas para eu entrar que ele me mostraria... e assim foi, parou no ponto que eu tinha que descer, me avisou e fez sinal pra eu atravessar a rua e pegar outro ônibus para Ürgup. Nesse outro ônibus, a mesma coisa e assim foi toda minha estada na Cappadoccia. Depois de 2 dias estava dando dicas dos ônibus, cidades, onde parar, descer, subir... enfim, é fácil, só leva um tempinho pra entender o esquema...

Vi uma certa movimentação num morro e decidi parar nesse ponto. Era o Sun Set, um mirante sensacional a caminho de Ürgup. Recomendo começar por ali pra já se ter uma idéia do que vai encontrar e que, a Cappadoccia, as pedras, os vales, as tocas nas rochas e etc, não é um parque isolado, está por toda parte e muitos ainda utilizam essas estruturas...
Ali, conheci o Muk que citei acima, e estava decidida que iria fazer o tour no dia seguinte, após o tradicional passeio de balão, porque gente, é divertido e engraçado mas no começo, sozinha, não conseguir se comunicar é bem estressante, e estava já vislumbrando meus próximos 2 dias nesse ritmo... Ele me deu a dica pra seguir para o Open Museum, a caminho de Göreme, pegando o ônibus que passaria por ali em uma hora (só passa de 2 em 2 horas:10, 12, 14...).

Foi o que fiz e é bem pertinho dali. A entrada é 15TL e o áudio guia 10TL. Lá você vai caminhando pela vila, entrando nas “tocas” (pra mim parecem tocas de pica-pau) e vai vendo como era a cozinha, sala de jantar e principalmente as Igrejas, com desenhos nas paredes e etc. Infelizmente não se pode tirar fotos das Igrejas mas a medida que vai subindo vai tendo outro belo panorama da região. Levei mais ou menos 40 minutos pra ver tudo, exceto uma Igreja chamada Dark Church que acabei não entrando porque eram mais 8TL.

De lá, fui para Göreme, e nem se preocupe em pegar o ônibus, é uma reta só, sem subida, e não levam nem 15 minutos até o centro da cidade.
A cidade é bem turística, um centro cheio de Restaurantes, lojas de souvenirs, artesanato local, tapetes (uma senhora que conheci disse que são bem mais baratos que Stambul, Ankara e uma outra cidade que não conheço), hotéis e lojas de tours, principalmente os de balão. Bom, almocei por ali, curti um pouco a cidade (recomendo uma passadela numa loja de jóias locais chamada Antik Shop na Orta Mah. Eski Belediye Alti e procurar a Esra, uma simpatia e ainda fala inglês! Achei coisas lindas, diferentes e bom preço.)

Bom, como estava decidida a fazer o tour no dia seguinte, resolvi não fazer mais nada no dia, e como já eram umas 16h, e não tinha idéia como voltaria pra casa, resolvi começar a dar os primeiros passos...

Em casa, conversando com meu couch, vi que seria besteira pegar o tour, que estava conseguindo me virar com certa tranqüilidade e ele me apontou outros lugares pra ir (não eram mais muuuitos também), pois essa era outra dificuldade que estava tendo também... ai lembrei que em Göreme tinha visto um Centro de Informações, então decidi parar lá depois da viagem de balão, me estruturar e seguir... Liguei para o Muk e agendei o passeio de balão. Resolvi fazer com ele pois pesquisei alguns preços e o dele estava ótimo, a média é de €100 a €150, sem nenhuma diferença de serviço, por isso vale a busca! Um casal veio me encontrar num restaurante que estava jantando para me entregar o voucher e pegar o pagamento.

3h40m da matina e o alarme toca! 4h20m o carro me pegaria em frente a Mesquita... O sol estava nascendo... que show de cores! Já estava valendo... Em menos de 30 minutos estávamos parando num restaurante para o café-da-manhã, também incluso, que não era um tradicional e delicioso farto café-da-manhã turco, mas estava bom... 30 minutos e lá vamos nós!
Sentada na van, entra um casal de brasileiros, claro! Foi ótimo! Rs Ficamos o passeio todos juntos, conversamos horrores e adorei eles! Trocamos email e já marcamos de nos encontrar, pois eles moram em Genebra mas estão voltando pro Brasil alguns dias depois de mim... Foi apenas um parêntese porque queria registrá-los aqui...hehe  

Gentessssss, SENSACIONAL. Sem muitas palavras, só fazendo... achei que seria tenso, que mexeria muito, que a altura seria um pouco assustadora... NADA!!!! Uma tranqüilidade só, um silêncio, uma vista, o sol nascendo, uma paz, vento gostoso... e você vai subindo e de repente mais uma porção de balões vão surgindo, até que o céu é tomado por, contamos, 57 balões!!!!Lindos, cada um de uma cor... Uma menina descreveu como o mundo das águas-vivas só que no céu... é mais ou menos isso mesmo... Tivemos muita sorte pois o tempo estava ótimo, ventando, então pudemos fazer uma viagem de balão, começando num ponto e terminando em outro, passando por cima de vales e plantações. Soube disso depois na verdade pois no dia seguinte soube que não estava ventando então o balão só sobe e desce, não voa...
O pouso... é uma equipe para isso... O piloto avisa a posição e lá vem o carro com a carreta... ele começa a descer e vão jogando as cortas... os moços lá em baixo vão pegando, dando nós nos braços e começam a puxar... sinal dado, a gente se abaixa e pronto. Estamos no chão. Acabou? Quase! Eles querem colocar o cesto em cima da caminhonete... balão sobe, desce, puxa, sobe, desce, puxa, puxa, desce e pronto!!! Conseguiram!!! Muitas palmas!!! Balão desinchado e sendo empacotado... Enquanto isso a gente sai do cesto, tira mais fotos (porque as 120 praticamente iguais que tirei ainda não eram suficientes..rs) e hora do brinde! O explica um pouco a história do balão, abre a champagne e entrega os diplomas!!! Hehehe DELÍCIAAAA!!!! Pronto, mais um sonho realizado! Valeu cada centavo de estress!!! Rsrsrs

Dali, pedi que me deixassem em Göreme como havia pensando... Só um detalhe, ainda eram 7h da matina... mas para minha sorte, os turcos madrugam! Fui no centro turístico e o moço não acrescentou muito as informações que tinha de onde ir, a não ser como ir...
Peguei um ônibus ali do lado rumo a Uçhisar, o Castelo. Anda-se uns 10 minutos de onde o ônibus para até o Castelo. Que vista sensacional! Uma das melhores na minha opinião... Antes das 8h e já estava abrindo! 8TL e lá estava eu subindo aquelas pedras... No topo,um suspiro de realizada! As vezes precisamos parar para realizar tudo que nos está acontecendo, certo!?

Ainda ali, mas em outra direção, está o Pigeon Valley, mas o mais legal, ao meu ver, era vê-lo lá de cima, não quis ir lá, encostar a mão na pedra... rs Passei esse.

Volto pro ponto de ônibus e espero uns 20 minutos para outro que me levaria ao centro de Nevsehir, onde pegaria outro para a parte sul, Derinkuyu, para a maior cidade subterrânea que eles tem (são algumas mas essa é a mais completinha). Nem 1hora de viagem e já estou eu lá... 15TL e lá vamos nós! Bom, nlá não tem Áudio Guia, uma pena, pois sem nada, se perde o que era o que ali, então a opção é se unir a algum grupo com um guia humano..rs... não pensei nisso a não ser quando vi os grupos lá dentro e já era tarde pra isso, portanto nem sei falar de valores, mas acho que nesse caso valeria...
MAS, vale a experiência por si... andando naqueles corredores de barro, escuro, úmido, onde a sensação é que nem cabe ali... Divertido... e fui tentando pescar uma ou outra informação que os guias falavam pelos grupos que passava...hehe


Eram 13h e pronto. Tinha visto tudo que tinha me programado... Tem mais coisa pra ver e fazer??? CLARO, mas pelo que entendi não sai MUITO do que já tinha visto, muda o local mas não a vista, entende? Bom, pelo menos foi o que me disseram e eu, confesso, já estava cansada, doida para um banho e uma soneca, mesmo porque era minha última noite e sabia que acabaríamos fazendo algo a noite...

Casa! Dormir? Não deu... fazendo isso e aquilo e quando vi meu couch já estava chegando com a deliciosa surpresa (ele tinha esquecido) de mais duas hóspedes! Marta e Maria, alemã e havaiana, uns amores! Dei todas as dicas e o mapa. No dia seguinte fui até Göreme com elas porque queria comprar uma jóia pra minha mãe na loja que falei e teria que voltar logo pois meu ônibus para Ankara era as 15h (tem um de manhã as 9h e esse por 30TL que comprei em uma lojinha de ônibus em Göreme, não tem que ir até a estação central). No caminho, conheci uma senhora adorável e quando estava indo pegar o ônibus para Nevsehir, a vi comendo num restaurante e resolvi me juntar a ela para o almoço (uma refeição lá vai de 6 a 20TL, que estava 2 para 1 euro, e isso porque Göreme ainda é a mais cara pra se comer e hospedar por ali, segundo ela)... Foi super legal! Ela é austríaca, viúva, já viajou muito e... chama Rita!!! Rs (nome da minha mãe) Adorou a idéia de couchsurfing e vai pesquisar! Quero muito tê-la na minha lista de amigos CS...hehe
Em Ankara, na estação de ônibus, peguei novamente o para o aeroporto pela Cia Havas, por 10TL.

DICA: Lá tem a possibilidade também de alugar carro, motinho ou quadricículo, mas não tenho base de preços, sorry!





Nenhum comentário:

Postar um comentário