ROTEIRO Glasgow
PRIMEIRO DIA
Nosso ferrie para a Escócia era as 11h30, saímos do hostel um pouco cedo de mais, mas nem tivemos que esperar muito, logo já entramos com o carro e já estávamos no barco! O ferrie que pegamos foi da Stela Lines, um pouco caro, só que entre as outras linhas de ferrie que tinha essa era a mais barata, essa passagem foi £143,00, mas dentro do ferrie você tem de tudo, bar, café, WiFi, videogame, tvs e até cinema! Essa travessia foi de 2 horas, praticamente o mesmo tempo que a de Liverpool para Dublin!
No caminho para Glasgow queríamos muito passar para ver o Castelo de Kelbur, na cidade de Fairline. Um castelo com uma das laterais que em 2007 foi grafitado por 4 brasileiros! É incrível, da vontade de ficar lá horas só olhando os detalhes! Vale muito a pena dar uma passada por lá para ver é um trabalho de profissionais! Para entrar no "parque" são £2,50 e fecha as 16h30. Mas nós demos sorte, chegamos um pouco depois de fechar e o dia não estava dos mais bonitos então uma senhora que trabalha por lá deixou a gente entrar rapidinho para tirar umas fotos!
De lá seguimos direto para o nosso couch Jonh. Chegamos lá e já saímos para dar uma volta por Glasgow, ele nos mostrou onde pegaríamos o trem no dia seguinte para Edinburgo, nos levou para tomar uma cerveja e comer alguma coisa em uns pubs pela cidade!
Em frente a Galeria de Arte Moderna de Glasgow tem uma estátua do Duke de Welington, Jonh nos garantiu que ate domingo de manhã aquela estátua estaria com um cone, daqueles de rua, na cabeça....vamos ver!
SEGUNDO DIA
Saímos relativamente cedo do couch, era umas 10 horas, fomos direto para Edinbugh, o tiket de trem de Glasgow para Ediiburgh, ida e volta, ficou em £12,80. E a viagem foi de mais ou menos 1h20.
Saindo da rodoviária você já da de frente com o East Princes Street Gardens, um jardim bem bonito com o Scott Monument, um monumento bem diferente de outros que já vimos, todo vazado, demos a seguinte definição a ele: sabe quando você faz os castelinhos de areia? Mas com aquela areia mole que você deixa cair os pinguinhos pelo dedo?! Então, é mais ou menos assim, só que mais bonito!!!
O Tourist Information é bem ao lado da rodoviária, pegamos um mapa da cidade e algumas informações sobre a Rosselyn Chapel, que fica um pouco afastado, uns 17km de Edinburgo.
Do Tourist seguimos pela High st até o Palace of Holyroodhouse, humilde moradia da rainha quando vem à Escócia, mas quando digo humilde é humilde mesmo, nada de mais esse palácio!
De lá subimos a mesma rua e fomos para o outro lado por onde passamos pela St Giles Cathedral e chegamos no Edinburgh Castle, que infelizmente não entramos, pois estávamos com muita fome e ainda tínhamos que ir para a Rosselyn Chapel, se entrássemos no castelo, que é enorme, não ia dar tempo!
Nossa vontade era almoçar no Hard Rock Café, mas achávamos que era muito longe então acabamos almoçando em um restaurante típico italiano, La Bela Itália, preço bom mas a comida não muito apetitosa, nem perto de uma boa cantina!
Saindo do restaurante e fomos para o ponto de ônibus, viramos a esquina para chegar no ponto para ir para a Chapel e o Hard Rock Café era literalmente em frente ao ponto!!!
Respiramos fundo e pegamos o ônibus! Ele não passa sempre, a cada 40 minutos mais ou menos, e uma informação importante, no ônibus você tem que dar o valor certo da passagem, que é de £1,80, por que eles não dão troco!
O caminho para a Chapel demorou um pouco, foi mais ou menos uns 30 minutos de viagem! Descemos em um ponto logo em frente a Chapel, fomos lá mais para ver uma cenas do filme "O Codigo DaVinci", mas a rosa no chão da capela e o laguinho ao lado dela não estavam lá!!
Pegamos o ônibus de volta para Edinburgh e fomos direto para a estação de trem! Pegamos um trem um pouco mais demorado que o de ida, que faz muitas outras parada, por isso chegamos um pouco atrasadas no couch, ele estava nos esperando as 18h só que acabamos chegando lá as 20h!!
Essa noite saímos para conhecer outros pubs em Glasgow, encontramos uns amigos dele em um pub que estava tocando musicas bem típicas escocesas e com muita dança onde uma certa hora tivemos que entrar na roda também! Mas foi bem divertido!
Depois que a banda acaba, obviamente, o pub acaba também, como estava muito cedo fomos para outro bar bem próximo dali, esse tinha o nome um pouco mais conhecido.... Boteco do Brasil! Sim, fomos a um bar brasileiro na Escócia, mas era uma noite de Salsa, então para nossa sorte, não chegou nem perto de tocar Michel Teló nesse bar!
No final da noite demos a famosa parada para um lanchinho pós balada e voltamos para casa! O dia tinha sido bem agitado!!!
TERCEIRO DIA
Acordamos um pouco mais tarde por conta da noite anterior, então só saímos para andar um pouco por volta das 12h.
Dessa vez nosso couch foi com a gente, caminhamos um pouco por Glasgow mas sem muitas direções, andando pelas ruas mesmo atrás de um market de dia das mães que estava acontecendo em um casarão que eu nunca imaginaria que teria um market por lá! Mas as coisas não eram tão baratas assim! Tudo um pouco fora de nosso orçamento!
impressionante para um pub daquele!
Jo (amiga do Jonh que conhecemos na noite anterior) chegar e almoçamos por lá mesmo, depois ela nos deixou na casa dele pois estávamos todos muito cansados para continuar a caminhar naquele dia! Terminamos a noite de domingo assistindo um filmezinho regado a pipoca, coca cola e brigadeiro! Sim BRIGADEIRO feito com Leite Moça!!
Para quem estiver curioso, sim.... no meio de nossa caminhada passamos pela estátua do Duke de Welington e os dois, ele e o cavalo, estavam com o cone na cabeça!!!!
ROTEIRO Carr-Bridge
PRIMEIRO DIA
Saímos de Glasgow por volta das 9 horas da manha. Nosso destino era uma cidadezinha próxima de Inverness chamada Carr-Bridge.
Como só podíamos chegar no nosso couch depois das 18h, pois ele trabalhava até as 17h, resolvemos fazer algumas paradas pelo caminho, paramos primeiro no Fort Willians, que de forte hoje em dia não tem nada, lá não passa de uma cidade portuária......almoçamos por lá mesmo e seguimos em frente!
Paramos também para tirar umas fotos no Lago Ness, aqui mais conhecido como loch Nessie! O lago é enorme, mas eu juro que vi uma ponta de um rabinho lá no meio!!! Seguimos em frente e ainda deu tempo para uma parada rápida em Inverness, estilo de cidade grande, mas ainda não tão movimentada!
Chegamos na casa do Russel, nosso couch que conhecemos em Versailles na França por volta das 18h30. Jantamos com ele e os pais e fomos assistir um filme para terminar o dia..... Que filme assistimos?! SENNA! Não tinha assistido esse documentário ainda, achei muito bom!
SEGUNDO DIA
Queríamos um dia mais sossegado para variar um pouco, acabamos acordando as 10 horas da manhã!
Passamos uma parte do dia com o Jimmy, pai do Russel que nos levou para Avimor para passear um pouco e pegar os remédios que ele tinha encomendado, na volta para Carrbridge paramos num Gardenshop de uns conhecidos dele para almoçar, lugar gostoso, mas muitas excursões de pessoas mais velhas!
A noite foi o mais legal, antes de chegarmos o Russel nos disse que na Terça feira a noite ia ter um evento de samba na cidade dele, e ele estava pensando em nos levar pois achava que ia ser muito divertido! Falamos que sim por que ele estava muito animado, mas samba não era muito o que queríamos ouvir estando na Escócia, mas tudo bem.....vamos lá!
Quando chegamos no lugar, tipo um comunity center, tinha umas 13 pessoas só esperando por nós para começar a "aula"!! Sim, era uma aula! Uma aula de samba de bateria!!! Não foi nada do que estávamos esperando! Foi muito divertido tocar instrumentos de bateria no estilo escola de samba! Já deu até vontade de entrar para a bateria de uma escola de samba quando voltar para o Brasil!!!
Depois de lá demos uma passada no único pub da cidade, que até que tinha um bom numero de clientes, tomamos umas cervejas, jogamos aqueles famoso jogos de cartas para sempre fazer os outros beberem mais e apostamos uma corridinha até a casa do Russel! Tudo bem tranqüilo por ser só 1 hora da manhã!!
TERCEIRO DIA
Voltamos para Avimor, dessa vez com o Russel, sua namorada e uma amiga dela, paramos no Tourist information para pegar algumas dicas do que podíamos fazer naquele dia acabamos indo na nossa idéia inicial que era a CarinGorum Montain, uma estação de esqui que também da para subir a pé, uma caminhada de mais ou menos 2 horas, chegamos no pé da montanha e os três subiram a pé e eu e a Má subimos de funicular, £9,90 ida e volta, se você quiser subir a pé e descer com o funicular, só a descida custa £7,50!
A vista lá de cima é linda, uma pena só que no dia que fomos o céu não estava tão aberto, mas conseguimos tirar boas fotos! Como nossa idéia era ir um dia para a Isle of Sky, e não tínhamos outro dia para ir fomos nesse dia mesmo, saímos de Carrbridge por volta das 17 horas e chegamos lá só as 21h30, não porque demora tudo isso, mas porque quando estávamos chegando na ponte que atravessa para a ilha por um dos lados da estrada tivemos a agradável noticia que teve um deslizamento de pedras e a estrada a partir daquele momento estava fechada!!! Tivemos que dar toda a volta e pegar a ponte pelo outro lado!
Uma estrada que eu não recomendo pegar depois que escurecer, pelo tipo da estrada que é muito ziguezague e pela condição da estrada que estava toda esburacada, tudo isso dirigindo pelo outro lado né, não vamos esquecer esse ponto muito importante!
Bom, depois de muito chão chegamos no hoste que fica no vilarejo de Kyleakin, logo depois que cruza a ponte, ficamos no Saucy hostel, £16,00 por noite, um pouco caro mas foi o mais barato que encontramos em pouco tempo que tínhamos para programar essa viagem! Esse hostel tem um pub bem em baixo dele, a conexão da internet não é boa, mas a cerveja é barata, £2,80 pelo pint, e tem uma mesa de sinuca! Da para se divertir um pouco!!
QUARTO DIA
Saímos do hostel cedo pois o check out era as 10 horas, como o café da manhã também não estava incluso na estadia fomos atrás de um café para comer alguma coisa, o dia estava muito feio, chovendo bastante em alguns pontos da estrada!
Paramos em um restaurante na estrada, o Red Skye, para ver se eles tinham café da manhã também, conversamos com os proprietários, John e Leslie, eles falaram que não tinham café mas que podiam fazer alguma coisa para a gente comer! Eles são novos na ilha, abriram o restaurante em Dezembro e agora esse ano vai ser o primeiro verão deles por lá! Espero muito que de certo pois eles merecem por serem tão simpáticos! Ela até imprimiu um mapa com as indicações de do caminho mais fácil para chegar em Inverness onde deixaríamos o carro para não pegarmos o caminho da estrada bloqueada de novo!
Demos uma volta pela ilha passando por uma destilaria de whisky, Talisker, depois fomos para Carbost e almoçamos em Potree, a maior "cidade" da ilha! De lá partimos para Inverness!
Nossa idéia era devolver o carro na noite anterior de nosso vôo e passar a noite no aeroporto mesmo pois nosso vôo era bem cedo, as 7h da manhã, então já estaríamos por lá! Só que o aeroporto fecha a noite então não íamos poder passar a noite lá, tivemos que ficar com o carro por mais um dia e correr atrás de um hostel para passar a noite, pois dormir no carro ninguém merece! Encontramos um próximo do aeroporto, Inverness Tourist Hostel, por £11,50 a noite, era o suficiente para o que precisávamos!
muito bom
ResponderExcluir