terça-feira, 15 de maio de 2012

Roteiro HOLANDA

Amsterdam (6dias)

PRIMEIRO DIA
Nosso vôo que era para sair de Moscou às 11h da manhã foi cancelado, então fomos transferidas para um vôo que sairia somente às 18h, mas tudo bem, pelo menos não tivemos que fazer escala, foi um voo direto para Amsterdam!
Chegamos ao aeroporto internacional Shcipol já era mais de 20h, de lá pegamos um trem direto para a estação do nosso hostel que era na Arena Station, ficamos no Hostelle hostel... Ótima localização, nãé muito próxima do centro, mas é pertinho do metro, bem organizado, limpinho, vizinhança tranqüila, 22,00 por noite, só que é um hostel só para "meninas"!  Beleza, mais uma furada que entramos, mas saímos inteiras!

SEGUNDO DIA
Acordamos cedo e fomos para o metro, lá compramos um passe de quatro dias por 20,50, esse passe te dá direito a andar de metro, tram (aqueles trens de rua) e ônibus o quanto quiser, mas fique espero, são só esses três, você não pode andar de trem com ele, para o trem é outro ticket!
Depois fomos direto para a estação central de Amsterdam, lá paramos no tourist information, que é bem em frente saindo da estação, para pegar um mapa da cidade, não tem mapa grátis, você tem que comprar um por 2,50, por lá mesmo!  Aproveitamos para decidir se íamos fazer um Day trip para os campos de tulipas, já nos informamos a respeito e compramos um ticket por 21,00 do ônibus que saído aeroporto e já com a entrada no parque das tulipas!
Da estação seguimos para a Casa de Anne Frank, chegamos por volta da 11h30 e só fomos entrar era quase 13h! A entrada é de 9,00. Lá eu recomendo chegar cedo, porque sempre tem fila! Mas vale muito a pena esperar para visitá-lo, o museu é muito emocionante, é interessantíssimo ver como viviam aquela oito pessoas escondidas por dois anos para no final não conseguirem escapar da guerra! Somente pai dela que conseguiu!
Do museu demos uma passadinha tradicional no Hard Rock Café, e logo ali perto está o I AMSTERDAN, as tradicionais letras da cidade, tiramos algumas fotos e seguimos para o Heineken Expirence! Próximo dali tambêm, fomos a pé até lá!
Esse tambéé um passeio divertidíssimo! O ticket comprado na hora custa 17,00, mas se você compra naquelas lojas "Tours and Tickets" custa 15,00. O passeio pela Heineken é muito animado, da para passar horas lá dentro! Só que fecha às 19h e o ultimo horário que entra é as 17h30! Você passa por toda a fábrica, onde também mostra como a cerveja é feita, conta a historia, tem o estábulo e no final... as amostras grátis! Duas, mas se você quiser pode trocar as duas por uma que você mesmo tira! Demos muita sorte que como fomos a ultimas o cara nem pegou nossas fichas, deixou a gente ficar com elas e tomar mais uma no outro bar!
Saindo da Heineken pegamos um tram e fomos direto para a estação central e voltamos para o hostel, estávamos um pouco cansadas, então ficamos por lá mesmo resolvendo nossas pendências de sempre... couchs, blogs, roteiros.....

TERCEIRO DIA
Mais uma vez acordando cedo, se o tempo estivesse bom iríamos para o passeio no campo de tulipas, mas São Pedro não colaborou.
Ficamos pela cidade mesmo, demos uma volta pela antiga muralha da cidade, ela não está mais lá, mas você consegue fazer o caminho e passar pelos portais que restaram. Fizemos algumas comprinhas de souvinirs que tem em todo o canto e voltamos cedo para o hostel para deixar tudo e sair mais tarde!
Entre essas comprinhas passamos por uma loja de queijos maravilhosa! Na Henri Willig experimentamos diversos tipos de queijos, dos mais cremosos até parmesão que fazia meses que não comiamos um tão bom! Acabamos saindo de lá com um queijo de pesto! Você até pode fazer pedido online dos queijos de lá que eles entregam em qualquer lugar (www.henriwillin.com)! Outro lugar bem famoso para comer por aqui é o Febbo, mas esse é mais para o fim da balada, lá você encontra varias janelinhas, em cada uma dela têm um salgado diferente, os preços variam de 1,50 a 4,00, você escolhe o que você quer, coloca as moedas na janela e abre para pegar o seu salgado! Muito legal essa idéia, só os salgados que podiam ser melhores!!
Nessa noite fomos dar uma volta pelo centro da cidade, andamos um pouco pela Leidestraat, onde tem diversos barzinhos bem gostosos e depois fomos para o Red Light District para ver como funciona, chega a ser engraçado ver as meninas em uma "vitrine", lá você também encontra diversos coffes shops onde pode até escolher o efeito e a sensação que você quer sentir!!

QUARTO DIA
Saímos do hostel por volta das 10h da manhã por conta do horário do checkout, fomos direto para a casa do nosso couch Dominiki, quando chegamos ficamos um pouco conversando com ele até chegar uma amiga carioca dele! Depois saímos e fomos para o centro da cidade dar uma volta pelas ruas que passamos na noite anterior para ver como é durante o dia! Completamente diferente!
Nossa idéia era alugar um pedalinho para andar pelos rios da cidade, mas não encontramos nenhum, acho que nessa época não tem ainda porque o tempo continua feio e frio, mas no verão deve ser divertidíssimo alugar um e ficar andando pela cidade de pedalinho!
Acabamos passando por algumas feirinhas de rua, como era feriado de páscoa nem tudo estava aberto, mas essas feirinhas tinham de monte! Encontramos o Dominiki um tempo depois e fomos direto encontrar as outras duas surfers alemãs que estavam na casa dele que ainda não tínhamos conhecido!
O Dominiki nos levou em uma cervejaria que segundo ele o mais legal era que você podia jogar a casquinha do amendoim no chão, achamos estranho, mas tudo bem! Chegando ao Beer Fabriki vimos que esse não era o mais legal, e sim que, em algumas mesas e claro que fizemos questão de sentar em uma delas, você podia tirar a sua própria cereja da mesa mesmo! Cada uma delas tem duas saidas diferentes com cervejas diferentes! E um contador em cada lado para contar o quanto vai consumindo!E amendoim à vontade em uns sacos espalhados pelo bar! E sim, eles jogam mesmo as cascas todas no chão!
Saindo de lá fomos a outro bar super legal, uma cervejaria que fabrica a própria cerveja, e ela é em um moinho de vento! A Brouwerij't. Mas como estava muito lotado resolvemos sentar um pouco no bar ao lado e espera a Carol, amiga carioca do couch, chegar! Demos um tempo por lá mesmo e fomos para a casa dela jantar, ficamos até um pouco mais tarde e voltamos os cinco (nos duas, couch e as outras surfes) pedalando na chuva!

QUINTO DIA
Deixamos para ir aos campos de tulipas no pior dia, achando que o tempo ia melhorar até final da semana... Não deu muito certo, mas tudo bem, mesmo com o tempo feinho fomos, e valeu à pena!
Pegamos o ônibus para Keokenhof no aeroporto e demora uns 40 minutos para chegar lá, não estava tão florido como estaria se fosse o auge da primavera, mas vimos diversas flores lindas, nas estufas principalmente, uma delas, a Beatrix, é só de orquídeas!
Passamos uma hora e pouco lá, mas se o dia estivesse bom da para ficar bem mais tempo, só que mesmo com o tempo não tão bonito o lugar estava cheio, e a fila para comprar o ticket estava enorme, então recomendo mesmo que se compre o ticket no tourist antes de ir!
Voltamos para o couch para dar um tempo por lá mesmo e se arrumar para mais um couch surfingmeeting que iria ter a noite!

Rotterdan (3 dias)

PRIMEIRO DIA
Saímos de Amsterdam no trem das 12h. A viagem demora em torno de uma hora, com algumas paradas, mas foi bem tranqüila. O ticket é de 14,60!
Já encontramos nosso couch (Ronald) já na saída da estação central e fomos direto para a casa dele. Compramos o ticket de metro para dois dias que foi de 12,00, o mesmo estilo que o de Amsterdam, funciona para tram, ônibus e metro.
Deixamos as coisas por lá, depois de uma escadinha sacana para chegar a casa dele e fomos dar uma volta pelo centro da cidade, infelizmente estava tudo fechado, pois era sexta feira santa.
Andamos mais pela Hoogstraat e na Coolsingel, as duas principais ruas do centro. No final Hoogstraattemum tem um prédio bem interessante que eles chamam de Kijk Kubu, ele é todo em formato de cubos mesmo! Nessa mesma rua paramos para almoçar no Va Piano, um restaurante italiano estilo fast food, só que de ótima qualidade, comemos uma pizza de pesto com espinafre deliciosa! Acabamos a tarde tomando um café em um restaurantezinho português chamado Caffe Lisboa, s
Ainda demos umas voltas, mas depois fomos direto para a casa do Ronald para descansar um pouco porque mais tarde iríamos sair.ó depois percebemos que podíamos ter almoçado um bacalhau por lá!
Nessa noite fomos para um Irish pub muito legal, bem dividido e bem grandinho, com diferentes salas, dessa forma não ficava todo mundo amontoado em um único espaço. Como de costume em irish pubs tinha musica ao vivo, algumas musicas típicas e outras mais internacionais!

SEGUNDO DIA
Nesse dia preciso ser sincera e dizer que praticamente não saímos de casa, somente duas vezes, uma para ir almoçar na hora que acordamos e a outra bem mais tarde para buscar o jantar! Foi um sabado de filmes! Mas existe uma explicação aceitável... Foi um dia muito feio, choveu o tempo inteiro, sem nem uma chance de melhora! Nessa noite conhecemos dois dos flatmates de nosso couch e ficamos o resto da noite conversando!

TERCEIRO DIA
Como só íamos pegar nosso ônibus as 21h30 ainda deu tempo de dar uma volta na cidade atrás de alguns souvinirs que faltavam, como já tinha acabado nosso passe de metro para os dois dias compramos outro para somente um dia, esse ficou em 7,00. Chegando ao centro o problema foi encontrar uma loja de souvenir, esse tipo de loja você não consegue encontrar tão facilmente como em Amsterdan, na verdade as duas cidades são bem diferentes. Roterdan é uma cidade mais cosmopolotana, de trabalho sem muitos pontos turísticos, Amsterdam você já tem mais atrações e sem muito trabalho!!
Mas Roterdan ainda tem seus encantos, a arquitetura da cidade é bem diferente, as pessoas são simpáticas e o melhor de tudo é que na Holanda todo mundo fala inglês!
Depois de um tempo andando pelo centro da cidade percebemos que não tinha mais muita coisa para se visitar, o tempo já estava começando a piorar, e com uma chuvinha fraca chegando resolvemos voltar para o couch para terminar de arrumar nossas coisas para mais tarde pegar o ônibus!