quarta-feira, 16 de maio de 2012

Roteiro REPUBLICA TCHECA

REPUBLICA TCHECA (4 dias)

Praga (4 dias)

Chegamos as 22h e por conta do horário, malas e a pressa pra ainda pegarmos uma baladinha no sábado de Praga, pegamos um taxi para o nosso hostel que ficava do outro lado do Rio, próximo ao Castelo de Praga. Sim, Praga é dividita por um Rio, como Budapeste, e o lado que ficamos tem menos atrações, mas uma das principais da cidade, o castelo.
O taxi custou 224 CRZ, o que significa uns 9. O Hostel (Hostel Mango) é muito bom! Do lado do Castelo, quarto e cama excelente, cozinha boa e só... a área comum é externa e com o friozinho da noite não vê quase ninguém por ali...rs Na recepção tem um computador de acesso livre e claro, wi-fi, que nos quartos pega mas aos trancos... Porém, por uma bagatela de 10,5.

O primeiro dia não conta, pois tiramos o dia off. No máximo fomos até a estação de trem e ônibus comprar passagem para o próximo stop, de volta para a Alemanha, em Colonia. Claro que de ônibus é bem mais barato, mas não imaginávamos que seria menos da metade!!! (Trem uns 135 e ônibus 65). O que foi uma ótima idéia mesmo porque NADA abre de domingo em Praga, a não ser os souvenirs shops em volta dos pontos turísticos e alguns Restaurantes.

SEGUNDO DIA

Fomos para Pilsen, uma cidade há 1 hora de Praga (ônibus por 4 que pegamos na estação de metro Zlicín, última da linha amarela) que é o berço da cerveja Pilzner e que tem, inclusive, a Pilsner Urquell Brewery  fábrica da melhor cerveja do mundo: a Pilsner Urquell (do tcheco Pilsen Original).

Bom, a cidade é bem gostosa de andar, tudo próximo e apesar da estação de ônibus ser mais afastada, não leva mais de 15 minutos andando até o centro.
No caminho, passamos pela Sinagoga, uma atração interessante pois o prédio é lindo e faz parte da História da cidade. Porém, tem que pagar para entrar.
Seguindo, não mais que 5 minutos dali, está o Main Square, uma enorme praça com uma belíssima catedral ao centro e prédios de arquitetura típica e colorida em volta dando um ar especial a cidade!
Por ali, mais precisamente na Rua Zbrojnicka, você pode pegar um Tram, número 1 ou 2, descer depois de duas estações, assim que atravessar o rio (é pequeno, não se engane!), e já estará ao lado da Pilsner Urquell, quase em frente do antigo portal! Os tours pela fábrica acontecem dás 12:45 às 16:45, sendo de hora em hora, mas dura 1h30 min, em inglês ou espanhol, pela bagatela de CZR 150  (ou 6). Ah! Se quiser a licença para fotografar lá dentro tem que comprar a autorização por mais CZR 100 (4). Um passeio que recomendo para entender melhor a diferença desse tipo de cerveja, ver como era feita nos seus primórdios com um passeio subterrâneo e direito a experimentá-la antes de ser filtrada!

Bom, além da Fábrica, há outras atrações como o Museu da Cerveja (para os apreciadores de sua história), e um passeio chamado Underground, há 12 metros de profundidade por 750 metros dos seus 20km de extensão, que mostra as caves e os caminhos escavados pelos antigos moradores de Pilsen onde conservavam seus alimentos e a indispensável cerveja.
Não demoramos muito por lá e umas 16h já pegávamos o ônibus de volta pra Praga.
Como ainda estava claro e um dia delicioso, resolvemos ir ver algumas coisas que havíamos marcado no mapa como a Catedral Námestí Jifiho z Podebrad (não tenho certeza se é esse o nome, mas ta assim no mapa... rs), que é super diferente por fora e belíssima por dentro!

De lá fomos para o Centro, o Old Town Square, que é um show a parte! A Catedral do Relógio Astrológico é um encanto e o Relógio o cartão postal da cidade!
As ruelas em volta, repletas de lojas de souvenir, exibem o gosto da cidade pelo teatro com zilhões de tipos de bonecos marionetes e máscaras! Tem até um Black Light Theater, que como o nome denuncia, é uma peça de teatro no escuro, em neón (salgadinha essa, Czr720, uns 30)! Ah, para os apreciadores, numa pracinha ao lado está o Hard Rock Café, linda a loja, vale a pena entrar!

Bom, seguimos, já a noite, para o nosso Hostel, atravessando a Charles Bridge, que TEM que servista de noite! De lá vê-se o Castelo de Praga... LINDO e um parque de diversões para os fotógrafos aspirantes!!! Hehehe

TERCEIRO DIA

Começamos o dia pelo Castelo de Praga. No Palácio, lá pelas 11h e diferentemente de Buckingham (Londres), tem a troca de guarda que é um show a parte! Mais adiante, tem aCatedral, outra atração do local de tirar o fôlego e que não cobra para entrar, só se quiser ver mais a fundo!
A Praça do Castelo é bem legal, e vale uma caminhada em volta! Ali por perto tem também o King´s Garden, para que curte um passeio ao ar livre... hehe
Bom, fizemos novamente o caminho para o Old Town Square, dessa vez com as luzes acesas... hehe Delícia!
Bom, tentamos fazer um Beer Tasting Tour que nos soou interessante, 7 diferentes tipode cervejas Tchecas e alguns queijos por Czr590 (uns 25), MAS, chegando no local, além de acharmos meio estrainho, só tinha a gente!!! Desencanamos, mesmo porque isso era 17h!!! (quem marca isso a essa hora também, né...) Bom, então optamos por dar mais uma volta pelas ruelas e fazer um desenho caricatura com um dos desenhistas da Ponte... ficou show! Hehe
Final do dia: arrumar as malas!

QUARTO DIA

Viajaríamos a noite, portanto o dia estava meio limitado....
Aproveitamos para ir na exposição Human Body Exhibition, que normalmente é caríssimo e lá estava por apenas Cz300 ( 12,5). Uma experiência no mínimo interessante, eu diria... e esclarecedora também... hehe Particularmente achei MUITO legal!
Bom, demos mais uma volta no centro e tal... nada a mais nesse dia... Contando as horas para passarmos a noite no ônibus de volta à Alemanha...

DICA: Vimos num mapa que numa ilhota, a Strelecky Ostrov, tem um Open air Cinema. Não nos informamos muito pois não teríamos esse tempo, mas achamos legal colocar aqui...