quarta-feira, 16 de maio de 2012

Roteiro POLONIA

POLONIA (7 dias)

Alguns Poloneses que conhecemos pelo caminho nos ajudaram com esse roteiro...

Gdansk (2 dias)

Chegamos no final do dia então digamos que praticamente tivemos um dia, o que, honestamente, émais que suficiente... O lance é ir para a estação central de trem/ônibus e se perder ali pelo centro da cidade velha. Lá tem umas 3 Igrejas interessantes, alguns cafés (Nos recomendaram o Café Retrô, que indicamos pra quem curte chás pois eles tem uma certa variedade de sabores interessantes) e lojas (aqui é tradicional aquela pedra dourada feita de um líquido de uma árvore). Nos recomendaram experimentar um tipo de restaurante, chamado Milk bar, que pelo que entendemos, é tipo o pratão de R$1 de Sampa... hehe
Mas, bem tradicional aqui na Polonia.... Mas, o que nos indicaram estava reformando, então ainda está na nossa lista de coisas a fazer.

No final do dia pegamos um trem (uns 0,9) para Sopot, uma das três cidades que hoje se unificaram. Lá é uma cidade praiana, com um píer numa marina muito linda que no verão deve ser mesmo uma delícia! Andando pelo centro, você vê umas casas bem antigas, enormes, no meio de bosques... uma caminhada interessante também! Ah, e na rua principal tem um prédio amarelo com uma arquitetura muito doida, meio Salvador Dali parecendo que está derretido e esmagado, que até tínhamos recebido uma foto dele de uma amiga para colocarmos como coisas pra ver... mais um grato acaso... hehe

DICA: descobrimos depois que ali por perto, numa cidade chamada Szymbark que definitivamente deve valer a experiência!

Kracow (3 dias)

Pegamos um trem de Gdansk ás 11h e chegamos em Kracow umas 21h.... loooooongo viu! A passagem foi em torno de uns 40.
Pegamos um taxi até o Hostel, pois lendo as explicações de como chegar lá parecia mais de 30 min de caminhada... mas até que era perto, viu... Enfim, não nos custou mais de 8. Ah! O Hostel é muito bom, ainda mais analisando por custo/benefício:o mais barato que já ficamos, 7,5, com café-da-manhã incluso e o MELHOR café que já tivemos, área comum e cozinha boas e etc! Só decepciona o colchão, que praticamente não existe...rs Mas ainda no preço tem roupa de cama e banho! Os lockes são armários gigantes em baixo das camas... enfim, recomendamos: Hostel Adeus Lenin Let´s Rock (atenção porque eles tem dois prédios e o que ficamos é mais próximo a praça central! Ah, ainda tem isso, óoootima localização!)

Nosso plano inicial eram 2 dias, mas tivemos a sorte de estar lá no dia da comemoração de Aniversário de Auschwitz, então ele não abriu, o que nos fez estender a estadia e cancelar a visita à Wroclaw.
O que na verdade, não foi sofrido, pois a cidade é super gostosa e a visita a Auschwitz é IMPERDÍVEL!

Bom, nos dois primeiros dias fomos conhecer a cidade através do Free Walking Tour, o que recomendo fazerem, pois caso  contrário perde-se o lado da história da cidade. Fizemos tanto o de manhã que é pela old city como o pelo Judwish quarter. O primeiro é bem mais interessante, ao meu ver, e o segundo beeeem longo (3 horas de caminhada) pois os lugares são mais afastados, porém é interessante pela história da ocupação judaica e etc. Nesses tours você recebe ainda dois mapas da cidade com algumas indicações deles como museus, onde comer e sair a noite. Achamos ótimos ambos que recebemos, cada um na sua região.

Acho que 2 dias para acidade é o suficiente, a não ser que queira visitar os museus, o castelo, a casa do dragão, etc etc etc...

A praça central tem um clima bem gostoso, com restaurantes em volta, que vale uma sentada pra ver o anoitecer... Isso ao som do trompeteiro que aparece no topo da Catedral de hora em hora... mas essa história vou deixar pra descobrirem por lá!

No terceiro dia fomos para Auschwitz e não façam a besteira de irem por conta própria! Além de ser uma economia pequena, chegando lá você não terá guia, o que definitivamente é uma, digamos, besteira. (rs)
O tour (cerca de 30) é tanto pelos prédios do Auschwitz I, com mais documentos e materiais da época, como pelo Auschwitz II Bikernau, onde você entra nos prédios que os presos dormiam, comiam, faziam suas necessidades e até mesmo numa câmara de gás.

Difícil descrever o que é essa experiência, mesmo porque ainda estou digerindo-a, portanto me manterei na parte prática do negócio: o passeio leva o dia praticamente todo e IMPORTANTE, leve sanduíche e/ou algum snack pois eles não tem shops e muitas opções de Restaurantes por lá, além de que a excursão não te dá muito tempo pra isso também... o lance é comer na van a caminho de um para o outro.

Ah, e não vá contando em levar alguns souvenirs. Os shops lá só são de livros, o que honestamente achei interessante e... digno.

Nossa próxima parada será Praga, e a forma mais barata de chegar até lá é de ônibus (35). Fomos pela Eurolines que tem um único ônibus, todos os dias, que parte às 11:40 e chega lá ás 22horas. Viagem longa, perde-se todo o dia, cansativa, cheia de paradinhas, MAS, chega a tempo de ainda curtir a noite de Praga! (risos)