STRUGA (3 dias)
Sem dúvida a pior viagem até agora. Foram 16 horas em 3 ônibus, sendo que o primeiro (que era uma van na verdade), de Podgorica para Prishtina, capital de Kozovo, foi o Record: sem ar quente e tocando músicas típicas no talo por 8 horas!!! Amostra: http://www.youtube.com/watch?v=9x4otGOmjAs
Aguardamos uma hora numa rodoviária sinistra e pegamos o segundo ônibus, às 6h, que era menos frio, mas o rádio continuava ligado, porém dessa vez ACHO que passava uma rádio tipo CBN... Ah! E foi quando fui “revistada”pela polícia da fronteira.
Chegamos então em Skopje, capital da Macedônia, por volta dás 9h, e pegamos o ônibus para Struga em meia hora, chegando lá umas 13h.
Bom, Struga é uma vila, próxima a Ohrid. Beeem pequena mas tem seu charme... Cercada por montanhas com topo de gelo (pelo menos nessa época), tem o lago Ezero que a cruza, enriquecendo ainda mais suas paisagens. Nesse dia, ficamos andando por ali mesmo, vendo as pessoas, reconhecendo os lugares e etc.
SEGUNDO DIA
Lá, conhecemos um senhor que tinha ido buscar o cabo do elevador para vender. Segundo ele, dava mais de €5, e ele tinha escondido para buscá-lo naquele dia. E ainda encontrou tempo para fazer um “tour” com a gente pelo hotel.
Além dele, 2 policiais vieram ver o que estávamos fazendo e pediram nossos passaportes e para ver as fotos que tirávamos... tudo sem stress, mas...
Bom, gastamos muito tempo por lá, e como era tudo caminhando, resolvemos voltar antes que escurecesse. Por sorte conseguimos uma carona para Struga, o que, para minha surpresa e da Vane, foi super fácil! Hehe
TERCEIRO DIA
Fomos cedo para Ohrid (pegamos um “taxi” – uma pessoa que enche o carro com 4 pessoas e faz o trajeto entre as Vilas – por 50 MKD, que dá menos de 1 euro).
No dia seguinte, 19/01, aconteceria o maior evento do ano para os macedônios: eles se jogam no lago e nadam em busca da cruz. Não sei dar muitos detalhes, mas eles seguem além do nosso calendário juliano, o gregoriano, por isso comemoram 2 vezes o mesmo evento, só que com 14 dias de diferença. Hehe (depois festeiros são os Brasileiros, viu!)
Bom, Ohrid é um pouco maior que Struga e tem mais coisas para ver como um Forte, Igrejas, e Mesquitas... Passamos a manhã e o começo da tarde por lá e diria que é o suficiente. Almoçamos num Restaurante de um Hotel e recomendo, pois se come bem por muito pouco (gastamos menos de €6 por uma pasta, legumes, frango, batatas e ainda um pão com gergelim delicioso de entrada! Ah, e como bebidas também!
Como se virar na Macedonia:
Zdravo- Oi
Priatno - Tchau formal
Chiao - Tchau informal
Blagodaram - Obrigadoformal
Fala - Obrigado informal
Como se virar na Macedonia:
Zdravo- Oi
Priatno - Tchau formal
Chiao - Tchau informal
Blagodaram - Obrigadoformal
Fala - Obrigado informal
Genteee incrível vcs estão de parabéns pelo excelente relato e aventura!
ResponderExcluirTô tendo mto interesse (e dificuldade hihi) em conhecer mais da cultura macedônia mas faz-se necessário pois meu namorado é de Struga!
Adorei ouvir o relato de brasileiros sobre a cidade dele...
*_*
O blog tá showwww!!!
Curti mto!
Mary, valeu pelo comentário!
ResponderExcluirAgora nos conte, onde foi encontrar um namorado macedônio, mulher???? rs
Bom, muitos dizem que a Macedônia se aproveita mais no verão por conta dos lagos e tal, mas eu (Marina) AMEI ir no inverno... Montanhas cobertas de neve, cenários lindos pelas estradas e caminhadas em torno dos lados e vilarejos... Acho que para nós é algo mais diferente e por isso se torna mais interessante, né... Definitivamente vale a visita! ;-)
beijos