domingo, 17 de junho de 2012

Roteiro GRÉCIA

Creta (2 dias)

Tem que ser no mínimo 3... isso na Ilha e se considerar conhecer só a região de Chania, que é a mais bonita...
Bom, chegamos à Grecia começando por Creta... Ilha quase do tamanho da Áustria, para ser uma melhor noção... Então, ir de um ponto a outro pode não ser tão simples e rápido quanto se imagina.

Chegamos pelo aeroporto de Hieraklios, há umas 3 horas de Chania, onde ficaríamos no Hotel de uma cara, o George, que nos indicaram (contatos do Couchsurfing). Mas, antes de irmos para Chania, pegamos um ônibus do aeroporto para o terminal de ônibus (€1,2 – comprem sempre em qualquer quiosque o ticket pois no ônibus fica um pouco mais caro) e lá deixamos nossas malas por €2 cada num bagageiro. Pegamos outro ônibus (circular mesmo) e fomos até o “Arqueological site of  Knossos”, a mais antiga civilização da Europa, que se tem conhecimento (3.500 A.C.)! - Passagem de ônibus ida e volta €3, a viagem dura uns 30 min por trajeto e lá depende da sua dedicação, mas nós levamos uma hora mais ou menos)... A entrada é €6, e tem explicações pelo caminho todo, mas para os mais devotos tem visitas guiadas em diversas línguas...(várias pessoas na porta oferecendo seus serviços) – achei bem interessante! Próximo ao terminal fica o Museu Arqueologico de Creta, que dizem ser pequeno e leva-se uns 30 minutos para conhecer por €5... não fomos...

De volta ao terminal, pegamos um ônibus para Chania, que sai de 1 em 1 hora (14:30, 15:30...) e custa €13,5. Essa viagem levou 3 horas....

Bom, Chania... Uma cidade mais movimentada sendoo pólo das praias e vilas da ilha. Nosso Hotel, o Niriis (WWW.niriis-hotel.gr) ficava ainda há uns 10 minutos dali, em Agii Apostolis. Pegamosoutro circular numa praça há 50 m da Rodoviáriapelo mesmo preço, €1,1, e fomos. Seguimos as instruções e chegamos! Bem gostoso, quarto com cozinha e td mais... Adoramos! Tem 2 praias em frente bem legais e Restaurantes, mercado e lojinhas ao redor... E o que é mais importante: por uma bagatela de apenas €25/noite (isso mesmo, um quarto só pra gente por 12,5 pra cada!!!).

O George nos deu várias dicas do que fazer e onde ir em Chania e é daí que digo: no mínimo 3 dias!!! Nós só teríamos um....

Bom, tivemos que voltar para Chania para irmos em uma agência de viagem para vermos os ferries para as ilhas que querpiamos, preços e o mais importante, reservá-los! Exato, o acesso não é tãaao simples do tipo “chegar e entrar” como pensávamos, e isso porque nem estamos na alta temporada ainda...
Má notícia: Ferries só partem de Hieraklios. Boa notícia: ainda tem lugares!
Ah, importante, aqui não precisa temer as agências de viagem e pode escolher uma pelo seu atendimento, pois os valores são sempre iguais! (nós só tivemos vontade de gastar nosso dinheirinho na terceira que fomos...rs).

Passagens compradas. Iremos de Chania para Hieraklios (ônibus de novo, 3 horas de viagem, saindo ás 5:30h) por €15, dali (o Porto é do lado da Rodoviária) pegamos um Ferry para Santorini ás 9:45h (2 horas de viagem) por €51, passamos o dia conhecendo a ilha, e ás 18:30 pegamos o outro ferry para Milos (2h) por €40.
Ufa! Tudo certo, voltamos para Agii para programarmos bem nosso dia seguinte...
Bom, O George nos apresentou opção de tours, fotos dos principais pontos, possibilidades, MAS, como teríamos só um dia, acabamos optando por um tour para um dos pontos da Ilha. Nossa primeira opção, por conta dasfotos e o passeio em si que incluía boat, era a Gramvousa, mas tarde demais, não tinha mais espaço no BOAT, não era nem no tour...
Segunda opção: Elafonissi.

Resumindo: mais uma vez, evitem tours!!! Por mais complicado que lhe pareça fazer por si só, aconselho sempre tentar... Porque? Bom, saímos do Hotel ás 8:30 com o ônibus nos pegando quase na porta e retornamos ás 19h no mesmo lugar. Ficamos 3 horas na praia... o resto no ônibus, restaurante, Gruta disso, monastério.... EU QUERO É PRAIAAAAA!!! Enfim, essa é a nossa opinião, mas, tem ambas opções... o que nos levou a pegar o tour era o fato da comodidade de não ter que ir pra Chania pra pegar oônibus e o tempo até a praia seria 2h30, quase o mesmo do tour que levou 3h, maaaas na volta poderíamos ter ficado uma hora a mais na praia e chegaríamos antes à Chania... enfim... blá blá blá...

A praia. INCRÍVEL!!! 3 tons de azul, areia branquinha que não gruda muito, água agradável, mar de piscina que dá pra atravessar com a água no máximo até a cintura para asoutras partes das ilhinhas... Sensacional!!! Um sol de rachar mas venta muito, então sente-se pouco... perigo! As cadeiras na praia custam €2 e com o guarda-sol €7.

OBS> O George nos deu uma programação do que estava acontecendo em Chania nesses dias, então tem o que fazer sempre, além de bares e restaurantes, e do Hotel até Chania, caso não haja mais ônibus circulando, é uns €8.
Partiremos com água na boca de quero maaaais!!! Hehehe

SANTORINI e MILOS

Saímos de madrugada (5h30m) de Chania para estarmos ás 8h em Hieraklios e pegar o boat as 9:45h (temos que estar lá uns 30 min antes) para Santorini (€51). Chegamos na ilha umas 11:15h e logo na rua principal tem um Turist Information... Foi aí que optamos por algugar um carro para o dia por €35 (diária + seguro), pois se não conseguiríamos ver muito pouco dependendo e ônibus e tal...

Bom, a ilha é bem interessante... Logo ao sul tem umas ruínas de 3000 anos, chamada Akrotiri Ancient e ao lado é a Red Beach, uma praia vermelha, como o nome sugere, que é na saída do primeiro vulcão em atividade na história da ilha... Esse vale muito a pena conferir pela paisagem diferente! E pode entrar e curtir a praia ali também!

Ao leste fica a praia Perissa, outra praia pra curtir o mar e um dos guarda-sols dos bares a beira mar (o que fomo, quase o último da praia, era €6 com uma bebida inclusa). Água cristalina e um gelado suportável, areia preta e no mar pedrinhas...

Ao norte, fica Fira, uma parte mais central com mais infra-estrutura e no topo fica Oia, onde é famoso pela vista do pôr-do-sol... Ali vale mais uma passada para ver as famosas casinhas brancas e azuis morro a baixo, além de restaurantes deliciosos.

Deixamos a ilha ás 19:30 rumo a Milos (€40 e lembrem-se, tickets préviamente comprados) e em 2 horas estávamos lá...

Em Milos, um Senhor simpaticíssimo nos esperava com meu nome num papel... isso mesmo, chiquérrimo, o
Hotel veio nos buscar junto com mais 3 pessoas. MAS, ficava a uns 100m dalí...hahahaha

O Hotel chama Semiramis e a diária é de €???, e por mais €5 tem o café-da-manhã... verificaremos no dia seguinte e contamos...rs O quarto é bom, tem uma geladeirinha, ar condicionado, varandinha com varal mas só,  nada mega especial... (aliás o banheiro é apertado e sem porta o que dificulta um pouco, mas...)

Fica na parte central, no Porto, região chamada Adamas.

SEGUNDO DIA

Nos permitimos dormir um pouco mais, confesso, por isso nosso dia começou umas 11h.
O que foi uma boa, pois de domingo nem o Turit Information abre...hahahaha

Bom, mas as lojas de aluguel de carro/moto/quadrissúculo e passeios de barco logicamente funcionam sempre né.... ainda bem!

Como imaginávamos, aqui tem que alugar algum meio de locomoção, e conseguimos no “Niko´sCar” um por €25/dia, além de um mapa e dicas de onde ir (ah, e onde ficam os postos de gasolina... importante! Colocamos €20 e deu para os dois dias.)... No Hotel também tem um painel com o mapa da Ilha e fotos de cada praia, assim pudemos escolher o qe queríamos ver e nos programar...
O passeio de barco custa em torno de €30 a €40 por pessoa, dura o dia todo (sai umas 10h e volta umas 18h), mas vale uma pesquisa porque cada um faz um trajeto, uns entram em umas grutas pra nadar, servem comidinhas e bebidas... enfim, optamos pelo carro mas pareceu interessate também!(Para os que tem pavor de barco porque geralmente enjoa, ACHO que aqui é uma boa opção para limpar esse trauma, pois o mar é uma piscina, então balança menos, né... só uma dica!)
Começamos pela parte norte da Ilha... Fomos para Sarakiniko.

PARA TUDO! Coisa mais linda! Um dos meus lugares favoritos no mundo! Fiquei encantada e não me contive, tive que nadar naquelas águas... surreal! Destino MAIS QUE OBRIGATÓRIO!!! Hehe

Bom, seguimos para Papafragas, quase impossível de encontrar, mesmo porque imaginávamos algo beeeem diferente... É uma entrada na rocha devido a larva de vulcão, se entendi bem.. mas ali não conseguimos chegar até lá em baixo, a não ser através do passeio de barco que entra pelo mar...

Passamos por Pollonia, que também é mais agitadinho como o porto, mas não tinham cadeiras na praia com bar e tals, e estávamos procurando por esse tipo de conforto, portanto seguimos nosso rumo para a parte sul.

Passamos por Hivadolimni, linda, mas também sem estrutura, e chegamos em Provatas, onde acabamos ficando, não pela mega estrutura, pois é pequena e estava quase deserta, mas tinha guarda-sol, cadeira, um bar e já eram umas 15h...

Passamos a tarde ali e umas 19h resolvemos ir embora, e não porque o sol estava se pondo, mas mais porque a fome estava batendo...hehe

Jantamos em Adamas mesmo onde tem diversas opções de restaurantes, e até mesmo o famoso Gyros, que ainda não provamos, mas é tipo um Kebab deles...

TERCEIRO DIA

De pé mais cedo, fomos tentar achar outras praias, com infra-estrutura, para conhecermos... Fomos até Ag. Kyriaky que nos pareceu ótima, mas o bar não estava funcionando... Seguimos para Firiplaka e rodamos, rodamos, rodamos e não achamos...rs Então, voltamos para Adamas e acabamos ficando por ali... Foi óoootimo! O mar estava sensacional: piscininha, de areia, poucas pedras pra entrar no mar e água refrescante! A Anastacia, que nos atendeu, era um amor de menina e a praia tinha lá um certo movimento...
De quebra, música grega tocando o tempo todooooo! Hahaha Delícia, vai! Tava no clima!
Passamos o dia lá!Nem preciso dizer que tostamos, né... não se enganem com o frescor do vento e o alívio das águas... queima! Rs cuidado!

Athenas (4 dias)

Depois de um atraso de mais de 1 hora, saímos do porto de Milos em direção a Athenas. O preço da passagem foi de €51,00. Uma viagem que demora em torno de 3 horas dependendo do tipo de ferry que você pega, pegamos um barco menor e que vai um pouco mais rápido, dessavez não teve tando balanço para enjoar!!

Não muito próximo do porto, mas ainda dando para chegar andado fomos até a estação do metro. Compramos o ticket em uma banca do lado de fora, mas La dentro também tem como comprar, por €1,40, podendo usar pro 90 minutos.

Ficamos no Hotel Aphia, próximo da estação Omonia, em um quarto só para nos duas, coisa que eu acho que o recepcionista se enganou, pois como achávamos que era hostel pegamos um quarto para quatro pessoas, mas....não vamos reclamar né! No valor de €9,00 por noite sem café da manhã. Mas eu não recomendo muito esse hotel, a localização não é das melhores.
No dia seguinte acordamos cedo para já começar o dia bem, já caminhando desde cedo!

Saímos do hostel em direção ao Acropoli, descendo a rua Athina chegamos lá depois de uma boa caminhada, o ticket para entrar é de €12,00, mas te da direito a todos os parques arqueológicos que tem em volta!

Essa parte do Acropolis é enorme e bem interessante! Vale a pena as caminhadas e subidas para chegar no topo e ver aquelas construções  (em reforma, lógico) que se vê em filme! Muita gente, turista para todos os lados, mas da para andar numa boa, só cuidado para não escorregar no mármore que é facinho de cair!
De lá, mais uma passeadinha chegamos no Thissio, outro parque que entra com o mesmo ticket lá de cima! Mais uma vista bem legal da cidade e do Acropolis!

De lá pegamos o trem para a estação Syndagmna, em frente a estação está o prédio do Parlamento, depois demos nossa tradicional parada no Hard Rock Café que é de lei e ainda nos demos o presente de almoçarmos por lá! Afinal ultima Vaz no Hard Rock em Athenas juntas!! Descendo pela rua Amalias chegamos ao Zappeion, uma Arena olímpica.

Seguimos para a Rua El. Venizelou próximo da estação Panepistimio, demos uma volta por lá e começamos a seguir em direção ao hotel. Isso era quase 16h da tarde, conseguimos fazer quase tudo o que queríamos em um único dia! E não se preocupem, é fácil andar a pé por Athenas, o único problema é o sol de 40º na cabeça se você vier no verão!

Athenas é uma cidade muito fácil de se andar, onde você também encontra praias muito gostosas de ficar, para chegar nelas pegue o metro até Syntagma e saindo da estação você pega o tram na porta (o ticket é o mesmo) e depois de uma boa hora e meia de paradas intermináveis você começa a ver o mar! E é claro o tram lotado! Todo mundo quer um pouco de sol também!

A maioria das prais tem guarda sol e cadeiras para alugar, custa em media €7,00 por duas cadeiras e um guarda sol! As praias são cheias, muita gente, muita criança brincando mas a água do mar é extremamente refrescante para o calor de mais de 40 graus que costuma fazer aqui no verão!

A noite de Athenas aparentemente é bem movimentada, próximo de nosso hotel ficava a estação Monasteraki, ao seu redor você encontra diversos barzinhos estilo praianos ou não! Ai vai depender do que você procura para sua noite!

E assim terminamos nossos 8 meses de viagem... com muuuuuito sol, pois depois do inverno que passamos aqui até que merecíamos!!