sexta-feira, 28 de outubro de 2011

... Estive no lugar certo na hora certa


Estávamos em Vigo e fomos para Santiago da Compostela, há 1h30 de trem... estávamos exaustas e dormi praticamente a viagem inteira,com o barulho da chuva na janela, que não descansava...
Chegamos e fomos atrás de um Centro de Informação Turística, que ironicamente não fica na Estação de Trem, mas perto da Catedral de Santiago... Ok, mas onde fica a Catedral de Santiago??? Queria tanto um mapa para isso, mas ele estava no Centro de Informação Turística, então imaginem o quanto rodamos??? Sim, rodamos literalmente pois as ruas no Centro são circulares e saíamos por um lado e chegávamos no mesmo ponto por outro lado... Achávamos estar vendo uma coisa nova e quando nos informávamos do nome, era o fundo do que tínhamos acabado de ver... kkkkk Sim, mesmo assim nos divertíamos... Ah! E isso tudo de baixo de muita chuva, as vezes grossa e com vento as vezes fina, mas incessante...
Bom, achamos, a Catedral, não o CTI (rs), e não foi tão difícil já que pode-se ver suas pontas de longe... LINDA! Numa praça onde fica também o Hostel de Los Reyes Catolicos onde fomos primeiro pois estava procurando uma capa descente de chuva e queria MUITO conhecer esse Hostel!
Enfim, digo isso tudo só para entenderem que não tínhamos pretensão alguma... tinha uma lista de Catedrais e Mosteiros que queria ir por ter lido em livros, mas nada específico... Estávamos MESMO passeando e vendo o que receberíamos... E eis o presente:

Entramos na Catedral e estava tendo uma Missa. Casa cheia. Ela é enorme com salas laterais que reverenciam diferentes Santos, cada uma um, mas só alguns... Nas paredes, imagens da via Sacra, lógico, com alguns confessionários e no centro há um altar mais “rebuscado”, é como se ela tivesse diferentes tipos de arte espalhados como “pequenos templos”. E a missa acontecendo...

Paramos um pouco para assistir a missa, pois o canto era belíssimo... Nesse momento inicia um ritual com os Frades com um enorme turíbulo. Cerca de uns 8 se unem ao centro quando outro o acende e dá o impulso inicial... Começa então um movimento de um lado para o outro onde a cada ida/vinda aumenta o comprimento da corda que o segura, o que faz com que ele atinja uma altura cada vez maior... É de arrepiar... Quando ele apaga, eles começam a tirar o impulso da corda até pará-lo. Está feito o Ritual do Botafumeiro da Catedral de Santiago. No nosso caso, está presenciado!

Ficamos meio embasbacadas com o que tínhamos, sem querer, acabado de ver...
Reza a lenda que este ritual foi criado na Idade Média, quando os peregrinos chegavam à catedral com poucas condições de higiene. O cheiro era insuportável, e a missa, com vários peregrinos "naquelas condições", devia ter quase o odor do inferno... Então, a solução foi criar a "tradição" do Botafumeiro peregrino, algo como uma aromaterapia medieval... Um dos momentos mais esperados pelos peregrinos, dedicada especialmente aos que chegam. Então nessa celebração, realiza-se o ritual do Botafumeiro – “um turíbulo com muita fumaça e insenso que percorre a nave da cadetral insensando o ambiente”.
Ainda bem que não estávamos na Idade Medieval...

O cara do nosso CS disse que já esteve em Santiago umas 5 vezes e só conseguiu ver o Ritual uma vez... Não sei se é tão raro assim, só que agradecemos a deliciosa “coincidência”.

  

VIDEO: http://www.youtube.com/watch?v=iiSMWs_t6ug


Nenhum comentário:

Postar um comentário