sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Roteiro PORTO

Roteiro Porto (6 dias)

Saimos de Coimbra por volta dás 11h, pois precisávamos descansar um pouco mais...
Tínhamos programado passar por 3 cidades: Aveiro, Viseu e Guarda, mas conversando com os “nativos”, chegamos a conclusão que não seria muito válido custo x benefício... optamos então por Aveiro, a “Viena Portuguesa”.
Fica há 1h de Coimbra e fomos pela via não pedagiada... A cidade é uma graça, tranqüila, e tem mesmo barquinhos navegando pelo Rio central...rs
Mas o mais válido mesmo foi acharmos um restaurante no shopping que pagamos €5 por um MEGA prato de arroz, feijão preto, couve, maminha e abacaxi!!!! Rsrsrs Ô saudade!
Além disso, achei, sem pretensão alguma, o famoso doce português “Ovos moles de Aveiro” que meu pai havia comentado para eu experimentar há 2 dias... nem tinha associado, mas a vaga que encontramos para estacionar era em frente a uma tradicionalíssima “Pastelaria”, com tradição e especialidade em “Pastéis de Ovos Moles há mais de 65 anos”!!! Foi fantástico!
Então, pai, comi, e tem razão, é uma delícia! Sua outra dica, o doce de feijão provarei em alguns instantes, então depois te conto! Rsrsrs
Bom, ficamos pela cidade cerca de 2horas e de lá, em 1hora estávamos em Porto...
A chegada foi DEMAIS!!! Diferente de tudo que havíamos visto até então!  A entrada na cidade se dá com vista para o Rio a esquerda e as casas, tipo pelourinho, a direita... Mais adiante, já próximo ao centro, nos altos e baixos das ruas, tínhamos vistas incríveis...
Fiquei louca para andar pelas ruas apertadas, tumultuadas, e ir até todas aquelas igrejas que apontavam no céu... Foi o que eu e Vanessa fizemos... deixamos as meninas no Hostel (Invictus na Rua das Oliveiras, bem localizado no centro da boemia e todo decorado com mobílias antigas, net gratuita, wi-fi, cozinha e vinho de porto de boas-vindas...rs) e voamos para o centro, mas eis a primeira dificuldade: estacionar no centro de Porto... #meudeus
Rodamos por mais de 40 minutos, sem brincadeira!!! Mas conseguimos (€1 por 2 horas)...
Andamos toda a parte de cima do centro: Estação São Bento, Igreja dos Congregados, Estátua D. Pedro IV, Praça da Liberdade, Av dos Aliados, Igreja da Trindade, Mercado do Bolhão, Café Majestic, Coliseu do Porto, Igreja de Santo Ildefonso. Tudo isso deu 2 horas, quando voltamos, pegamos o carro e fomos até a Igreja e Torre dos Clérigos, mas teremos que voltar pois já tinha fechado, e Catedral da Sé, que é sinistra... Toda escura, fechada, meio “mórbida”, e quando entrei os órgãos tocavam uma música estilo “Drácula”...rsrs... Bem diferente...
Bom, foi isso para o primeiro dia de Porto... Bora deixar um pouco para amanhã!

SEGUNDO DIA
Iniciamos o dia cedo,pegando as meninas as 9h...
Fomos direto pra parte do centro mais a direita, estacionando próximo ao Hospital de Santo Antonio. Novamente vaga em Porto é loteria e os estacionamentos acabam saindo muito caros... Conseguimos uma próximo ao Hospital Santo Antonio e fomos descendo passando pela Igreja das Carmelitas que é parede com parede a Igreja do Carmo, a Praça de Gomes Teixeira e a livraria Lello, mais tradicional e conhecida de Portugal, não pelo seu tamanho ou magnitude, mas pela tradição e beleza das paredes, teto e escada...
Continuamos descendo e passamos pela Igreja e Torre dos Clérigos (subiremos amanhã, pois as meninas não queriam), o Centro de Fotografia Portuguesa, o Monastério de São Bento da Vitoria, Igreja de Nossa Senhora da Vitoria e Igreja da Misericórdia.  Tudo isso é entre subidas e descidas, mas em cerca de 1 hora e pouco você consegue passar por tudo isso. Portanto, resolvemos voltar, pois para continuarmos levaria mais de 1 hora e tínhamos que trocar o papel do carro. Paramos então para um lanchinho... (Tínhamos levado lanche, mas comer por ali pode ser uma boa opção, pois há pratos bem servidos por €4)
Nessa segunda parte nos dividimos (Os lupings exigem uma certa dedicação mesmo), e então eu e a Vanessa seguimos, pegando uma carona com as meninas até a Praça do Infante D Henrique, onde nos reencontraríamos em 2 horas.
Na praça está a Estátua do D Henrique apontando para o mar, o Mercado Ferreira Borges, que depois da reforma se tornou um lugar de bares e danceterias, o Palácio da Bolsa, que deve ser lindo, mas não entrei porque eram €7 a entrada e nem foto podia tirar, e logo mais a baixo está a Igreja de São Francisco, que também é paga e não pode tirar foto, mas nessa entrei porque eram €3 e tinha incluso a visita a um pequeno museu e às catacumbas (a Igreja é LINDÍSSIMA!!! Só ela já vale a visita, o Museu é nulo, pois é uma pequena sala com umas peças e as catacumbas, digamos que chega a ser engraçado...) e a Igreja de São Nicolau.
Caminhando em direção ao Rio Douro, chegamos ao Cais da Ribeira que tem uma bela vista para a Ponte Luis I e onde fica o Muro dos Cobertos da Ribeira e a Praça, por onde subimos a caminho da Igreja de São Lourenço, mais conhecida como Igreja do Grilo.
Desse ponto, caminhamos de volta para o ponto de encontro, mas ainda esperamos as meninas uns 40 minutos, ou seja, todo esse trajeto leva-se 1h30 com algumas paradas.
A noite saímos para jantar na região da Baixa (centro de Porto, inclusive jantamos em um restaurante ao lado do que almoçamos...rs).
Ali encontra-se de tudo, desde restaurantes “caseiros” como do Sr. Luis que nos serviu uma deliciosa e típica francesinha (Pão de forma, carne, chourizo, presunto, queijo por dentro e gratinado por cima num molho particular da família do tomate... rsrs Pesadinho e grandinho, por isso dividimos, principalmente porque ainda acompanha batatas fritas) por €7 e a cerveja também é bem barata, cerca de €1,2 o copo, como restaurantes mais refinados, que nem saberei indicar... rs
Saímos de lá e fomos para a praça central dos Bares, numa casa que tem como carro chefe um delicioso Mojito e finalizamos numa baladinha de rock ali perto. Como era quinta-feira os lugares não estavam muito cheios.

TERCEIRO DIA
Acabamos dormindo até mais tarde, então fomos apenas a tarde em alguns lugares que faltavam como subir a Torre dos Clérigos (dessa vez, andando na Praça em frente vimos que tem umas artes em ferro como se fossem bancos com pessoas sentadas em diferentes posições dando risada!!! Muito boas!!!) e conhecer a Casa da Música, onde acontecem eventos e tal, e conseguimos até um Tour com um conhecido do Diogo, nosso CS.
Aproveitamos também pra fazer mercado, passar no correio, enfim, um dia mais desacelerado...

QUARTO DIA
Fomos logo cedo fazer uma parte do Caminho do Rio Douro, indo até Passos da Régua e Pinhão... Lá tem passeios de barco também... Lugar muito bonito e você vai passando e vendo as principais vinícolas da região! Acredito que tanto o passeio de carro como o de barco são válidos, mas só fiz o de carro mesmo...
Na volta deixamos o carro no aeroporto e pegamos um metro para casa. Esquema muito tranqüilo mesmo.
Saímos novamente a noite para jantarmos na Baixa... Oh My God!!! Nem parecia a mesma...
LODATA!!! Por isso ficamos pouco esse dia, somando o cansaço do dia todo, né... Mas deu pra ver que o fds é bem mais agitado e tem muito jovem na cidade... Não é a garotada de Coimbra e nem a calmaria de Lisboa... diria que é o meio termo, pra mim o ideal... rsrs

QUINTO e SEXTO DIA
Fomos passar o fds em uma cidade de praia, entre Viana do Castelo e Porto, chamada Foz do Neva.
Nesse dia ficamos em casa mesmo, e no dia seguinte fomos conhecer Viana do Castelo. Lindinha, tranqüila, com uma Catedral no alto da colina que se chega através do “Elevador”, que seria nosso funicular, e que tem uma vista belíssima além de ser encantadora!
Passamos o dia andando pelas suas ruelas e curtindo a atmosfera.
Compramos então a passagem para Vigo no dia seguinte cedo por €5,00.