quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Roteiro COIMBRA

COIMBRA (3 noites, 2 dias)

PRIMEIRO DIA

Partimos de Lisboa rumo a Coimbra logo cedo, pois passaríamos por Nazaré.
A viagem até Nazaré leva cerca de 2h30 e os pedágios não passam de €5,00.
Lá, tem uma bela vista da praia que se assemelha mais às nossas do Rio e São Paulo... Pegando o Funicular (€1,0 por trecho), você sobe até o mirante que tem uma bela vista, mas honestamente não sei se refaria a visita... Ponto auge do lugar mesmo foi o tremoço que compramos, do tamanho de uma moeda de R$1!!! Rsrsrs
Bom, partimos de lá por cerca dás 15h e chegamos em Coimbra por volta das 16h, uma viagem bem mais tranqüila por ser uma reta só, mas como é faixa única tivemos que acompanhar o ritmo alheio...rs
Deixamos a Ju num Hostel, pois ela não estava inclusa nesse couch, que é bem “engraçadinho”, como eles costumam dizer se referindo a coisas legais, bacanas, batutas...
Chama-se , próximo da casa do Antônio, nosso Couch em Coimbra...
No dia seguinte fomos conhecer Coimbra também a pé, pois tudo é basicamente no centro da cidade... Começamos pelo Mercado Municipal, que comparado ao nosso não tem nada, onde tomamos um “pequeno almoço”. De lá fomos andando para a Sé Velha, a Sé Nova, Universidades e Jardim Botânico andando. Isso equivale praticamente a dar a volta no centro e como Lisboa, a cidade é em montanhas, então é preciso preparar o espírito e as pernas...
Almoçamos em uma “Cantina” como eles chamam, que são restaurantes dentro dos Campus das Universidades... Comemos super bem por apenas €3,25, sendo que depois o Antonio nos disse que se disséssemos que fazíamos parte do Erasmus, um programa integrado dos estudantes universitários europeus, teríamos pago apenas €2,4... mas tudo certo, foi barato de qualquer forma, ainda mais com a sede por comidinha que estávamos...
De lá partimos para o Memorial da Lúcia (menina da História da aparição de Nossa Senhora de Fátima falecida em 2008 e enterrada aqui em Coimbra), mas ele não abre de segunda, então teremos que voltar outro dia...
Fomos conhecer a cidade do outro lado do Rio, para ver se era diferente, mas basicamente a mesma coisa... Lá paramos na Igreja de Santa e terminamos nuns quiosques próximos ao Rio, já de volta ao outro lado, para curtimos um pouco a vista e relaxarmos...
Ou seja, 1 dia para Coimbra é mais do que suficiente... A cidade é basicamente Universitária, só de jovens de diversos lugares, então você vê no decorrer das andanças encontros dos calouros, que aqui seguem um ritual de se vestirem todos de preto com capas e uma colher torta segurando a gravata. Esse ritual acontece apenas em Universidades públicas e são guiados por veteranos que apresentam os Campus aos novatos e um pouco da cidade, ajudando principalmente na integração de todos, já que na sua maioria acabaram de chegar na cidade e estão sozinhos...

SEGUNDO DIA

No segundo dia fomos até Fátima, que leva cerca de 2 horas e se não pegar a rodovia e sim pelas estradas entre municípios, não paga pedágio...
Lá, fomos direto ao Santuário onde fica a Catedral Nova e a velha, num imenso espaço e à esquerda a Capela das Aparições. LINDO. Uma energia de paz incrível, bem diferente do que já havia vivenciado como a Igreja de São Bento ou a Basílica de São Francisco de Assis... é realmente tranqüilizador mesmo com as pessoas andando de joelhos atravessando o pátio pagando promessas...
Tem também o Museu de Cera e uns dois outros, mas lemos que não vale tanto a pena fora que são €6,00 a entrada em cada, então não arriscamos... Tem também grutas, mas €5,00 a entrada, então também desistimos... As vagas nas ruas próximo ao Santuário é pago, €0,50hora. Almoçar por lá sai em média uns €6,00 se optar por pratos ou €3,00 por um prego (pão com filé, mas um tempero bem diferente, uma delícia!). Em volta do Santuário encontra centenas de lojinhas com artigos religiosos em geral... nos acabamos! kkk

CONSELHO: Fátima fica no caminho de Lisboa para Coimbra, por isso, se pudesse refazer o trajeto não teria ido para Nazaré ontem e sim para Fátima, não tendo que fazer o caminho contrário hoje...
Bom, de Fátima, fomos para Figueira da Foz ver o pôr do sol... realmente um delicioso fim de tarde especialmente vindo de Fátima... o sol se põe no mar e tem “quiosques” na praia onde pode sentar e apreciar o show da natureza... a praia tem uns 500 metros de areia até o mar, então é bem diferente do que estamos acostumados e fica há menos de 1h de Coimbra... Então recomendamos a parada por lá!