sábado, 14 de janeiro de 2012

Roteiro CROÁCIA

CROÁCIA (5 dias)

Zagreb (2 dias)

Chegamos em Zagreb por volta dás 20h e tínhamos que ir para a casa do nosso CS, que ficava há uns 20 minutos da cidade, e como era feriado (dia de Reis), os horários dos ônibus ainda eram limitados, por isso tivemos que esperar até umas 22h... E lógico, encontramos logo algo para nos entreter... hehe

OS. Não se esqueça que aqui não é mais euro, e sim Kunas, e hoje a cotação é de 7,5Kunas para 1 Euro.
Bom, no dia seguinte fomos pegar o carro no aeroporto, que fica um pouco distante da cidade também, portanto levamos cerca de 1h30.

Du

Resolvemos pegar carro porque queríamos conhecer algumas cidades, Parques Nacionais, praias pela costa e etc e, acreditem, a estrutura para isso na Croácia não é muito avantajada... rs... além de que o custo de tudo por aqui também é bem menos (pagamos €96 por 4 dias e gastamos meio tanque de disel, que deu cerca de €42).

Bom, não há nada especial em Zagreb, e não vamos colocar aqui os nomes dos lugares que passamos pelo centro pois passaríamos horas soletrando e ninguém entenderia de qualquer forma... Por isso, resumiremos à Catedral principal, o centro que vale uma voltinha para sentir o clima da cidade, uma coisa interessante: eles fizeram o sistema solar pela cidade, exatamente, em outra escala, logicamente, eles distribuíram pela cidade a distância entre os planetas a partir do sol, que fica logo ali no centro também... mas não iluda-se, os planetas são pequenas plaquinhas pela cidade, sendo um ou outro um pouco maior e chamativo. O sol mesmo é uma enorme bola dourada no meio de uma praça, mas nem um pouco cuidado, todo pichado...
Ah, achamos por acaso um Museu super interessante, o Broken Relationship Museum, onde diversas pessoas mandam alguns pertences com suas histórias loucas de finais de relacionamentos... Nunca imaginei isso e adorei a idéia! hehe Ficamos horas lá... Até vestido e album de casamento tinha, só para entenderem!

Não é muito fácil estacionar o carro no centro e sempre pago, por isso o melhor mesmo é ira andando...

Não conte mais de um dia para conhecer a capital! Dedique-se mesmo à costa e as Ilhas!

Zadar (3 dias)
Passamos o dia viajando... uma estrada super gostosa, bonita, bem cuidada e muito bem controlada com muitos radares e policiamento. Achamos até um "Museu" ao ar livre de uns canhões de guerra, parte de um avião dentro de umas ruínas... É, achamos é "boa", mas foi o que aconteceu...

No caminho paramos no Parque Nacional Plitvicka Jezera. Um passeio de 2 horas no mínimo! Lindas cascatas e paisagens pelo parque, e isso porque vimos apenas metade, pois eles fecham uma parte por conta do tempo.

Por sorte não tinha nevado e conseguimos ver bastante até...

De lá,direto para Zadar. Tudo correu tranquilamente.

Resolvemos dividir nossos dias com um dia para a cidade e algumas ali por perto e no outro dia fomos para Dugi Otok, uma ilha ali perto. Queríamos ir para Hvar, mas teríamos que ir para Split, que é há 3 horas de Zadar e então pegar um Ferry... ou seja, valeria se fossemos passar pelo menos uma noite lá, e não era o caso. Fora que os horários dos ferries em baixa temporada são super limitados, portanto, atentem-se a esse detalhe.

No primeiro dia então fomos bem cedo para as cidades ali perto: Nin, Vir, Virsi. Lindas paisagens mas nada para fazer, só passar mesmo... Depois voltamos e andamos pelo centro de Zadar. O ideal é pegar um mapa, escolher os pontos que quer passar e ir... honestamente, levamos menos de 1 hora para vermos TODO o centro...rs... Para finalizar fomos para a Ponta ver o pôr-do-sol e o famoso “sea sound”, uma espécie de órgão tocado pelas ondas do mar... SENSACIONAL e sem dúvida o ponto auge de Zadar.

No dia seguinte fomos para Dugi Otok de ferry, com o carro (passagem para nós 3: eu, Vane e o carro 196 Kunas = €26), que leva cerca de 1h20, mas tem apenas 3 horários por dia.
A ilha é linda, mas muito pequena e com pouca infra-estrutura. Atravessamos ela de ponta a ponta em 4 horas, sendo que paramos diversas vezes para fotos. Praia mesmo como as nossas, não há. Voltamos apreciando outro belíssimo pôr-do-sol, que aliás, depois fiquei sabendo que é considerado o terceiro mais bonito do mundo perdendo apenas para Israel e Japão (foi o que me disseram...hehe).

DICA: Conheci a Nera no ferry que tem tipo uma "acomodação" nessa ilha que me pareceu interessante, além de ela ser bem simpátia e comunicativa, então eis o contato: nera.franceskini@zd.t-com.hr

O terceiro dia foi praticamente de viagem (passagem para Bosnia apenas saindo de Split, portanto a passagem para lá foi 95 Kunas + para Sarajevo 190 kunas = 285 Kunas = €38).