sábado, 21 de janeiro de 2012

Roteiro MACEDONIA

STRUGA (3 dias)

Sem dúvida a pior viagem até agora. Foram 16 horas em 3 ônibus, sendo que o primeiro (que era uma van na verdade), de Podgorica para Prishtina, capital de Kozovo, foi o Record: sem ar quente e tocando músicas típicas no talo por 8 horas!!! Amostra: http://www.youtube.com/watch?v=9x4otGOmjAs 
Aguardamos uma hora numa rodoviária sinistra e pegamos o segundo ônibus, às 6h, que era menos frio, mas o rádio continuava ligado, porém dessa vez ACHO que passava uma rádio tipo CBN... Ah! E foi quando fui “revistada”pela polícia da fronteira.
Chegamos então em Skopje, capital da Macedônia, por volta dás 9h, e pegamos o ônibus para Struga em meia hora, chegando lá umas 13h.
Bom, Struga é uma vila, próxima a Ohrid. Beeem pequena mas tem seu charme... Cercada por montanhas com topo de gelo (pelo menos nessa época), tem o lago Ezero que a cruza, enriquecendo ainda mais suas paisagens. Nesse dia, ficamos andando por ali mesmo, vendo as pessoas, reconhecendo os lugares e etc.

SEGUNDO DIA
Fomos até Kalishta, outra vila ali do lado (uma caminhada de 1h no máximo) ver um famoso hotel que foi abandonado há uns 8 anos e, logicamente, praticamente saqueado... No caminho, fomos parados (O Sam, outro brasileiro que estava na casa onde estávamos, e nós duas) por um local que nos convidou para um café, e fomos. Conversamos um pouco, mais ouvimos do que falamos e continuamos nosso caminho. Segundo o Sam, que estava vindo da Albânia, isso é muito comum por essas regiões...
Bom, o hotel é mesmo uma experiência diferente. Ele está completamente destruído, mas ainda encontramos vestígios de uma vida como um telefone, cumbucas de sopa, cartões postais do hotel, sinais de porta de “Não perturbe” e “Camareira”, e até um menu do restaurante. Ah! Encontramos também o andar que estava o elevador! Hehe
Lá, conhecemos um senhor que tinha ido buscar o cabo do elevador para vender. Segundo ele, dava mais de €5, e ele tinha escondido para buscá-lo naquele dia. E ainda encontrou tempo para fazer um “tour” com a gente pelo hotel.
Além dele, 2 policiais vieram ver o que estávamos fazendo e pediram nossos passaportes e para ver as fotos que tirávamos... tudo sem stress, mas...
Bom, gastamos muito tempo por lá, e como era tudo caminhando, resolvemos voltar antes que escurecesse. Por sorte conseguimos uma carona para Struga, o que, para minha surpresa e da Vane, foi super fácil! Hehe

TERCEIRO DIA
Fomos cedo para Ohrid (pegamos um “taxi” – uma pessoa que enche o carro com 4 pessoas e faz o trajeto entre as Vilas – por 50 MKD, que dá menos de 1 euro).
No dia seguinte, 19/01, aconteceria o maior evento do ano para os macedônios: eles se jogam no lago e nadam em busca da cruz. Não sei dar muitos detalhes, mas eles seguem além do nosso calendário juliano, o gregoriano, por isso comemoram 2 vezes o mesmo evento, só que com 14 dias de diferença. Hehe (depois festeiros são os Brasileiros, viu!)

Bom, Ohrid é um pouco maior que Struga e tem mais coisas para ver como um Forte, Igrejas, e Mesquitas... Passamos a manhã e o começo da tarde por lá e diria que é o suficiente. Almoçamos num Restaurante de um Hotel e recomendo, pois se come bem por muito pouco (gastamos menos de €6 por uma pasta, legumes, frango, batatas e ainda um pão com gergelim delicioso de entrada! Ah, e como bebidas também!

Como se virar na Macedonia:
Zdravo- Oi
Priatno - Tchau formal
Chiao - Tchau informal
Blagodaram - Obrigadoformal
Fala - Obrigado informal

2 comentários:

  1. Genteee incrível vcs estão de parabéns pelo excelente relato e aventura!
    Tô tendo mto interesse (e dificuldade hihi) em conhecer mais da cultura macedônia mas faz-se necessário pois meu namorado é de Struga!
    Adorei ouvir o relato de brasileiros sobre a cidade dele...
    *_*
    O blog tá showwww!!!
    Curti mto!

    ResponderExcluir
  2. Mary, valeu pelo comentário!
    Agora nos conte, onde foi encontrar um namorado macedônio, mulher???? rs
    Bom, muitos dizem que a Macedônia se aproveita mais no verão por conta dos lagos e tal, mas eu (Marina) AMEI ir no inverno... Montanhas cobertas de neve, cenários lindos pelas estradas e caminhadas em torno dos lados e vilarejos... Acho que para nós é algo mais diferente e por isso se torna mais interessante, né... Definitivamente vale a visita! ;-)
    beijos

    ResponderExcluir