quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Roteiro AUSTRIA

AUSTRIA

SALZSBURG (2 dias, 3 noites)

Já dIscorremos demais sobre nossa vinda para Salzburg de ônibus, então vamos direto ao ponto...
Chegamos depois do último ônibus (ainda pra ajudar), por isso fomos de taxi para o Hostel, que não chegou a completar €10. Ficamos no Meninger City Center Hostel, por €20/noite, mas isso porque era final de ano, pois normalmente é mais baratinho... O Hostel é muito bom: limpo, organizado, com bar, uma grande área comum com mesa de biliar e pebolim, wi-fi exceto nos quartos e uma boa cozinha. Além disso, o café-da-manhã é excelente pelo preço de €5, caso queiram... Ah! E os recepcionistas são ótimos, super solícitos e simpáticos.

PRIMEIRO DIA

O tempo estava ótimo com direito a solzinho e tudo mais, por isso fomos direto caminhar pela cidade, para isso pegamos um ônibus (€2,10) que nos deixou próximo ao centro, a beira do Rio Salzach, onde fomos até a Ponte Mozartsteg,que apesar de levar o nome de Mozart, ficou famosa com o filme “The Sound of Music” que em português é “A Noviça Rebelde”.
Aproveitando, faz-se importante colocar nesse momento que Salzburg é a cidade da família Von Trapp, da escritora Maria Von Trapp que contou sua história e depois de algumas modificações da sua versão se transformou no Musical já citado. Além dela, nasceu aqui Mozart e Bethoven passou alguns anos de sua vida.
Continuano... Ali do lado é a MozartPlatz, que tem o Salzburg Museum e um Centro de Informações Turísticas. Mais adiante, fica a DomPlatz que atravessando-a chegamos à Residenz Platz, que tem uma enorme Fonte (que no inverno além de desligá-la eles a cobrem para proteger da deterioração da neve) e o Dom, uma Catedral que passou por e importantes reconstruções, por isso na sua entrada há essas 3 datas, que simbolizam esperança, fé e caridade... Linda, dourada, com paredes em rosa e branco, e no subsolo há umas artes de luzes e desenhos de ossos e caveiras... rs... bem lúdico e nada a ver com o clima da Catedral, mas...
Seguimos então para a “Franziskanerk”, igreja Fransiscana, que na nossa humilde opinião não são nada demais comparadas às demais, e aIgreja de St. Peter, menor mas também rica em detalhes. Atrás dela há um pequeno cimitério, que atravessando você chega a entrada do Funicular que leva até o Festung Hohensalzburg, um Forte que é um dos principais pontos da cidade e o único Forte Medieval intacto da Europa Central. A subida é €10,50 ou, se preferir subir a pé, paga-se €7,50 pela entrada. Lá, há um Museu, Restaurantes, Lojas de Souvenirs e algumas ladeiras, mas vale meeeesmo pela vista que tem de toda cidade.
A cidade é bem pequena e tudo é muito perto, por isso nesse ponto era ainda 13h, isso porque visitamos tudo com calma...
Seguimos então para a casa onde Mozart nasceu e viveu até seus 17 anos, a Mozart Geburtshaus. MUITO interessante, pois eles contam sua história e de todos de sua família pelas paredes da casa, breves explicações, mas dá para ter um entendimento geral... Além de conter quadros com imagens, o piano e violino que ele tocava quando criança, vídeos e etc.
Terminamos nosso dia aí, mas se ainda quiser mais de Mozart, há também o Mozart Hohnhaus, onde ele morou depois, antes de se mudar para Vienna. Ah! E claro, o show de Marionete no Marionettentheater, que pode se informar no Centro de Informações Turísticas e até mesmo comprar as entradas (média de €18 a €45, dependendo do lugar, duração e horário).

SEGUNDO DIA

Decidimos, pela primeira vez, fazer um Tour... Optamos por um conjugado do Tour “The Sound of Music”, que passa nos principais lugares onde foram gravadas as cenas do filme, e o “Sault Miner e Bavaria Hills”, uma mina de Sal desativada que no caminho passamos pela região da Bavária.
Bom... o que dizer... é tour né... rsrsrs
O primeiro, o guia era bem melhor, o que ajuda né... Mas os locais que eles passam do filme são desinteressantes ao meu ver: o lago que não é onde fica a casa verdadeira; a casa verdadeira não podemos nos aproximar; o gazebo que fica num lugar separado de tudo e nem é local original do filme; as cenas do jardim ele não passa porque “isso você pode ir sozinho depois, a pé, pois é no centro da cidade, então damos indicações”, o mesmo o convento, que só pode ser visto de fora; pegamos então uma estrada de quase 1h (que valeu pela parada da vista da cidade) até uma cidadezinha, Mondsee, onde fica a igreja que ela se casa. Não visitamos nem o Teatro que eles cantam. ---- Isso, como devem estar se dizendo, furadinho...
Depooooois, pegamos um bus que atravessa a região da Bavaria, como disse, e essa viagem tem vistas belíssima, que teríamos aproveitado mais se o guia falasse mais clara e pausadamente, o que nos fez dormir em minutos... kkkk
A visita à Mina é bem interessante, mas honestamente, valeu mais pelos escorregas que tem lá, sim, escorregas mesmo... Ah, e o trenzinho que pegamos que nos leva para seu interior... Ou seja, podiam ter aproveitado e explorado muito mais, mas... europeus e não americanos, certo!?
Fim de dia, fim de Salzburg... Amanhã, Vienna!

VIENNA (4 DIAS)

Mas vamos considerar 3, pois o primeiro foi de viagem e dia 01/01 nada abre, nem mesmo em Vienna...rsrs

Acabamos separando o dia por área, mas se preferir pode fazer por tema como: Sissi a Imperatriz em um dia e o resto em outro...rs Ou Museus em um dia e o resto em outro...
Digo isso porque a cidade tem vários Museus, mas os mais importantes são mesmo os dos Palácios, tanto a Residência de Inverno como o de Verão, e em ambos o tema é basicamente: Sissi. Além deles tem o Quarter Museum e o de Freud. Então, vamos contar como fizemos, mesmo porque era dia 31/12 e tínhamos que voltar cedo pro Hostel, já que o encontro do pessoal do CouchSurfing que combinamos de passar a virada do estava marcado pras 18h... (também não sei de quem foi a brilhante idéia...)

SEGUNDO DIA

Compramos o ticket combinado do metro, que tem nas maquininhas, para 72 horas no valor de €13,70, só usamos o metro mesmo então não sei dizer se também vale para o tram (metro de rua) e os ônibus.
Fomos cedo direto para o Schloss Schönbruum, na estação com o mesmo nome, lá era o castelo de veraneio da imperatriz Sissi. Você pode comprar um ticket combinado para esse castelo com o complexo Hofburg (outro museu dela) por €23,50 valido por um ano. Se você preferir fazer uma visita mais curta tem uma que passa só por 20 aposentos do palácio, a completa tem 44.
Sala dos Espelhos
O palácio é lindo, na minha opinião o mais legal entre todos que já vimos, a visita tem um áudio guia e conta a historia toda da família a partir da rainha Maria Tereza, que foi quem mandou construir o palácio, até a época em que a Sissi, a imperatriz viveu por lá.
Outro ponto histórico do palácio é que Mozart tocou pela primeira vez em publico, aos 6 anos de idade, na sala dos espelhos.
Como todo bom palácio imperial esse também tem seu magnífico e imenso jardim, que na primavera deve ser bem mais bonito, no fundo dele tem “portal” chamado Gloriette, e a sua direita o zoo de Vienna.
Saindo de lá fomos para a Rathauspark, praça que contem quatro importantes prédios em Vienna, o Parlament, Burgtheater, Universitat e o próprio Rathaus (casa do governo), foi lá onde algumas horas depois passamos nossa virada do ano!

TERCEIRO DIA

Prometo que tentamos fazer alguma, não que saímos super cedo, mas fomos até o Freud Musium, mas como era o primeiro dia do ano estava tudo fechado.
A noite eu (Marina) fui em um concerto no Oper Hause. Como Vienna se tornou a cidade da música depois de Mozart e Strauss, entre outros, há uma grande variedade de concertos, musicais, operas, danças....tudo em torno da musica clássica, claro. Programa indispensável, na minha opinião. Escolhi uma ópera com músicos da famosa orquestra filarmônica de Vienna. Que é realmente emocionante, alem do fato que o próprio lugar já é um verdadeiro show.

QUARTO DIA

Fomos continuar nossa visita pela vida de Sissi, no Complexo Holburg, lá são outros três museus da família imperial. O Silberkammer, onde estão as riquesas da família, entre prataria, louças, porcelanas e jóias do imperador. O Kaiserappartments, são os ambientes onde a família real vivia e dormia. E por fim o Sissi museum, mostra objetos realcionados a vida da imperatriz.
Logo em frente a ele fica o Museumquartier, não entramos em nenhum mas vale o passeio para tirar algumas fotos.
Dali partimos para mais uma tentativa de ir no Freud Museum, dessa vez com sucesso. O mais interessante é pensar que lá foi onde ele morou, tinha seu consultório e teve seus primeiros insights. Lá tem alguns de seus trabalhos e de sua filha Anna tambem.
Do museu fomos passear mais um pouco pela Kärntner Strasse, uma das principais e mais cara rua de Vienna e depois voltamos para o hostel.