quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Roteiro BRUXELAS

BRUXELAS (4 dias)

Bom, o primeiro dia foi praticamente no ônibus, pois saímos de Paris ás 13h30 e chegamos em Bruxelas às 18h (Valor da passagem foi €26 e uma dica: você pode parar em Bruxelas MIDI ou NORD, portanto dê uma olhada qual a melhor opção dependendo de onde for ficar) de baixo de uma chuvisca e vento muito forte!

Logo fomos nos informar sobre passagens para Brugees e Gent, além de Luxemburgo, e NUNCA fomos tão MAL atendidas num lugar!!! Rsrsrs

Tudo bem que o moço já tinha mandado a moça da minha frente até se f***r, mostrando o dedo e tudo mais, então meio que me preparei para isso, mas de qualquer forma... foi demais. E nós, embasbacadas, só ríamos...

SEGUNDO DIA

Acordamos cedo pois tínhamos muito o que ver basicamente só tínhamos esse dia, também embaixo de chuva e muito vento, lá fomos nós pelas ruas de Bruxelas...

A cidade é muito tranqüila de andar, plana, e dessa vez as ruas tem placas com nomes, tanto em dutch como em francês.

Nosso dia acabou sendo curto, pois nosso ânimo se esgotou mais rapidamente com a chuva e o frio , então refizemos alguns planos, deixamos de lado alguns lugares que havíamos selecionado e basicamente vimos: Place de La Burse, Igreja St-Nicholas,  Grand Place (também conhecida como Grote Mkt – uma praça com prédios em estilo barroco e Art Noveau belíssimos), Manneken Pis (Uma estátua de bronze de uma menino fazendo xixi. – Não coloque muitas expectativas, pois ele é quase imperceptível se não fosse pela fama que traz tantos turistas para vê-lo e faz um amontoado de gente em volta e o fato de que agora o vestem com roupas temáticas... O de chocolate na lojinha do lado nos pareceu beeem mais interessante! rs), Place Poelaert- Plein (Palácio da Justiça, que estava em reforma, então não foi liiiindo vê-lo, porém de lá se tem uma bela vista da cidade... se não tiver chovendo), Igreja St-Michel, Musées des Aux-Arts, mas não entramos e o Museu da Música (€5, e tem 4 andares, não muito grandes, com diversos instrumentos, muitos deles inusitados, e você recebe um fone para conectar em alguns pontos e ouvir uma música daquele instrumento, MAS, os mais diferentes geralmente não tinham música...rs) que fica na Place Du Museé, onde ficam outros diversos Museus. Atravessamos a Praça deL´Albertine e fomos até a Igreja Notre-Dame. Como estávamos do lado das galerias, atravessamos por elas, mas honestamente não tem nada demais... Chegamos em uma rua, a Rue Kleerkopers Fripiers que é mais comercial e como estávamos procurando uma mala e mochila, resolvemos tudo ali mesmo e fomos para a casa, pois já eram 18h e estava beeem escuro e frio... ainda chovia...

TERCEIRO DIA

Bom, como disse, tivemos que remanejar os planos e hoje fomos para a Mini-Europa e o Atomium (A entrada conjugada para esses dois são €22). Por sorte, garoou apenas um pouco enquanto estávamos na Mini-Europa.
Bom, o que é isso, né... A Mini-Europa, como o nome indica, é um lugar que você entra e vai andando pelos principais monumentos de alguns países da Europa. É uma graça! A riqueza dos detalhes é demais e melhor ainda é já começar a reconhecer diversos deles com um “Vane, já fomos lá!!!”... rsrsrs
Logo ali do lado já é o Atomium, um enorme monumento que representa um átomo. Você pode entrar e subir até a última bola onde tem uma linda vista de toda a cidade 360°. Se você sentir que está girando ou mexendo, não se assuste, balança mesmo, mas não gira e nem cai! Rs De lá, você desce até a segunda bola que tem algumas exposições temporárias, mas tudo bem modesto, e então vai descendo para as demais bolas através de escada rolante. Vale mais a pena pela vista.
Como já eram 13h e não dava mais para irmos para outra cidade, resolvemos deixar as duas para amanhã (já que é caminho uma da outra) e fomos para casa resolver algumas pendências da viagem.

QUARTO DIA

Finalmente fomos para Brugees (Passagem €26), cidade mais conhecida, depois da capital Bruxela, claro e certamente uma das principais atrações da Bélgica.
Suas ruas estreitas de paralelepípedo são cercadas por casinhas “parede-com-parede” de diversas cores e fachadas, e os canais que a rodeiam dão um charme a parte e um clima de romance no ar... A cidade é uma das mais conservadas da Europa e um dos principais destinos românticos.
Bom, lá, não deixe de ver: Markt Square, que é a praça central onde tem a Torre Belfry e com sorte você pega as barraquinhas por ali no meio funcionando; A Basilica do Sangue Sagrado, onde tem uma suposta gota do sangue de Cristo; Stadhius, que é o prédio da Prefeitura e um dos mais antigos da Belgica, ao lado da Basilica; Igreja de Nossa Senhora, onde se encontra a obra de Michelangelo “Madona e o Menino”; e o Museu do Chocolate e da Batata Frita. Há outros Museus como o da História de Brugees e etc, mas só tivemos um dia de passeio e certamente optamos pela História da batata frita, né... rs... Mas sentimos mesmo por não termos ido a nenhuma Cervejaria fazer um Tour com degustação no final...
Na Bélgica quase sempre chove, o que dificulta muito o passeio a pé... Mas, foi o que optamos, pois a cidade é pequena e em 20 minutos você, saindo da estação de trem/ônibus, está na Place Mrkt. Porém, há também vans de city tour e ônibus (tarifa €2).
A cidade é realmente um charme a parte e vale a visita!

OBS. Na volta a Bruxelas, lá pelas 20h, saindo do mercado, vimos pela primeira vez nevando!!! No meio da cidade, assim, do nada (ok, estava super frio e chuviscando, mas de repente é neve!!!!)... kkkk AMAMOS! Ficamos lá olhando ela cair, tão doce, “soft”, tranqüila... É gente, não foi uma nevasca, foi uma nevinha caindo... hehe

Resumindo Bélgica: - berço do TimTim, dos Smurfs, da batata frita e da Art Noveau, Terra da Cerveja, do chocolate,  da estátua do menino fazendo xixi, da sede da União Européia, da chuva e do frio pá caraíiii...