quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Roteiro SUIÇA

SUIÇA (8 dias)

Nossos dias na Suiça estão bem mais tranqüilos do que esperávamos. Também, com esses preços... rs... As passagens de trem não saem por menos de CH40, claro, não me refiro as cidadezinhas ao redor de Zurich, mas se for a mais de 100km, considere esse valor. Pretendíamos ir à Bern e Zermat, Geneva, Lugano e Jungfraujoch, então tínhamos 2 opções: comprar o Rail Pass para 4 dias no valor de CH226/pessoa ou comprar um cartão que vale por um mês, no valor de CH110, que dá descontos de 50% nas passagens, mas esse é mais vantajoso para quem vai ficar esse tempo por aqui... Então no nosso caso teria que ser a primeira opção, mas ficamos muito receosas com relação ao clima nessa época, pois havia uma grande possibilidade de chegarmos nesses lugares, principalmente nas montanhas, e não conseguirmos subir ou até mesmo ver nada devido a neblina... Era um investimento alto demais para tamanho risco... então, como passaremos por aqui para “trocar” de mala, optamos por fazermos Geneva, Berna e Zermat no verão...
PORTANTO, mochileiros, tentem colocar Suiça no roteiro da primavera/verão... Mas para quem quer mesmo aproveitar a Suiça dos filmes (e dos sonhos), recheiem seus bolsos e sejam bem vindos!!!!

Continuando...

Chegamos dia 19 no meio da tarde, de Luxemburgo para cá são umas 5h de viagem de trem, com uma passagem bem salgadinha de €76,00! 

PRIMERIO DIA

No primeiro dia demos uma relaxada mesmo, ficamos o dia inteiro em casa, só descansando o que não tínhamos descansado nesses últimos dias!
Mesmo porque estava nevando muito, não dava nem para sair de casa direito!

SEGUNDO DIA

Fomos para Lucerna, pegamos o trem na estação central de Zurique, com a passagem de CH46.
Uma cidadezinha em que você pode dizer que está mesmo na suíça, as casinhas, as ruas pequenas, tudo bem típico de fotográfica de revista. Dentro da estação de trem você já encontra um Tourist Information com funcionários muito simpáticos, coisa que se vê muito por aqui! Lá eles te entregam um mapa que tem um roteirinho onde te dão um caminho que você passa pelos pontos principais da cidade.
A cidade não é grande, chegamos era quase 11h da manhã e no meio da tarde já tínhamos visto quase tudo o que queríamos.
Começamos indo ao correio, pois tínhamos que mandar umas coisas para o Brasil, mas ele é logo em frente a estação de trem.
Próximo dali esta a Kapellbrücke mit Wasserturm (Ponte da Capela), uma ponte super antiga construída na primeira metade do século XIV e pelo o que dizem é a marca de Lucerna e o monumento mais fotografado da Suíça. É uma ponte coberta de madeira com desenhos no teto.
Logo em frente a ponte tem a Jesuitenkirchi (Igreja dos Jesuitas), uma igreja linda toda branca com detalhes em rosa!
Entrando um pouco a esquerda da igreja chegamos a uma pracinha onde tinha a Franziskanerkirche (Igraja Franciscana) próxima ao palácio Ritterscher Palast (Palacio Ritterscher), residencia privada do presidente da câmera de Lucerna.
De lá atravessamos a ponte Spreuer Brücki (Ponte Spreuer) que contem 67 quadros que representam a “Dança da morte”.

Chegando na cidade velha e subimos até o Museggmauer (Muralha Musegg) e caminhamos por toda ela, não é possível andar por cima, apenas em torno dela.
Dica: Se procura uma boa alimentação com um ótimo preço opte por almoçar no “bandejão” em frente a universidade! Um bom prato sai por Ch5,00.
De lá voltamos para o centro da cidade velha e caminhamos até o Löwendenkmal (Monumento do leão), um dos monumentos mais famosos do mundo talhado na rocha em memória da morte dos suíços nas Tulheiras em 1792.

Dica: Acabamos não indo, mas indicamos dar um pulo no Jardim Glaciar (Monumento natural com caldeirões glaciares e fosseis com 20.000 de anos alem de ter uma torre panorâmica) , o Panorama Bourbach (é um dos ultimos murais panorâmicos do mundo e um testemunho raro da historia dos meios de comunicação do século XIX) e o Aupineum (um panorama 3D dos Alpes, com incrível efeito de profundidade e ilusão perfeita) tudo ali próximo. E uma outra catedral Hofkirchi (principal catedral renascentista da Suiça. O altar de Maria e o altar das almas são dignos de nota). – Informações retiradas do guia da cidade (Por favor, comecem SEMPRE lendo ele antes!!! :S).
De lá descemos e voltamos para a estação de trem.

TERCEIRO DIA

Mais um dia de descanso e lavação de roupa suja... no sentido literal da palavra mesmo...rs

QUARTO DIA

Visitamos Zurique, como estamos em uma área afastada de Zurique tivemos que pegar um trem para ir até lá, para isso optamos pelo bilhete valido por 24h que custa Ch12,80.
Começamos andando por uma das ruas principais de Zurique, chegando na St Peter Kirche proxima dali fica a  Fraumuster Kirche, todas com uma linda torre do relógio.              
Atravessamos a Munster Brucke que do outro lado você encontra a Grossmünster Kirche e o Wasserkirche, todas muito próximas umas das outras.
Atravesamos novamente a mesma ponte para descer até o rio pela margem leste até um relógio de flores, nada interessante.
Atravessamos a Qualbrücke onde fomos até a Opernhaus, proximo dali, na Bellevue Platz, tinha um mercado de natal, onde comemos um Rakelet(tipo de queijo derretido que pode comer com diversos acompanhamentos, dessa vez comemos com batata) e uma salsicha típica da região, mas o que recomendamos mesmo são as salsichas de um trailer que fica na mesma praça, na Theather Platz (eles ainda estão nesse trailer enquanto o Restaurante reforma).
Subimos pela margem oeste do rio onde tem alguns cafés e restaurantes mais refinados.
Dalí, fomos subindo a margem esquerda do Zemmat para vermos os cafés ali em volta e sem perceber já estávamos na estação de trem... Fim do dia!



QUINTO, SEXTO e SÉTIMO dias... Não fizemos nada... pelo menos nada diferente que merecesse espaço aqui... rsrsrs... Lavamos roupa, dormimos, passeamos por Dietikon, “bairro” onde ficamos, dormimos, fizemos as unhas, dormimos, escrevemos no blog, dormimos, arrumamos fotos, dormimos, revimos roteiro, dormimos... ou seja, de pernas pro ar e  até que descansamos um pouco...kkkk
A minha Tia não costuma comemorar o Natal, pelo menos nenhuma grande comemoração como estamos acostumados, então veio um casal de amigos deles e ficamos um pouco todos juntos (eles chegaram antes dás 18h), jantamos (às 21h estávamos na sobremesa) e mais tarde, trocamos lembrancinhas... Foi incrível o esforço dela para nós termos um pouco mais de “atmosfera” natalina, uma fofa! Além disso, ainda conseguimos falar com familiares e pra fechar a noite tivemos o vídeo de presente da Tati, nossa mega amiga, ou melhor, nesse momento, nosso Papai Noel!

OITAVO DIA

Rumo a Salzburgo, Austria!
Optamos ir de ônibus, pois economizaríamos CH50 (Trem CH126, ônibus CH76). Mas benditos Franquinhos, viu! O ônibus parecia uma farofada e até bate boca teve... Filmes atualizadíssimos ao ponto de ter “Loucademia de Polícia 1 e 4” no cardápio!!!
Ah, e lógico mais um “Eu já...” no meu cardápio! Rsrsrs
Então tivemos: 7 horas fazendo hora em Zurich (o guarda-volume é CH9/dia) + 7 horas de ônibus farofada. Maaaas... chegamos em Salzburgsem neve e o Hostel é ÓTIMO (€22/noite)!!!

Um comentário: