sábado, 3 de dezembro de 2011

Roteiro VERSALHES

VERSALHES (Ou Versailles em francês) - (2 dias)

Bom, como quase em todas as cidades que estivemos na França, passamos o primeiro dia viajando... rsrs

Mas essa foi realmente especial, pois foi totalmente intencional, ou melhor, era esse o objetivo... Fomos de Nantes para Versailles atravessando o Vale do Loure!!! Exato, a região dos principais Castelos da França!!!

Confesso que escolher a rota e quais Castelos passar foi mais difícil do que encarar as 13 horas de viagem... (Mesmo porque o pior ficou pra Vane que encarou tudo isso dirigindo!!! Brigada, amiga! O troféu superação é seu!!! Kkkk)
Optamos então ir direto até Tours, mesmo porque não sabíamos ao certo onde ficava cada um dos que escolhemos, e pegamos um mapa lá...

Bom, tivemos que abrir mão do Saint Malo e Mont Saint Michel, pois ficam bem ao noroeste da França e saia muito da nossa rota... Optamos então por: Castelo Rigny-Ussé (Muito bonito, pequeno, mas estava fechado), Chinon (Nada demais, Castelo Medieval), Azay-Le-Rideau (o menor de todos, mas bem bonitinho), Chenonceaux (enorme e aberto par visitação! Fomos! Mesmo porque para conseguir vê-lo tem que entrar...rs... Visitamos também por dentro, que tem alguns cômodos com decorações da época, mas eles colocaram uma decoração de natal pelo meio, nada a ver!!!) e Chambord (enorme também, lindo, mas só vimos por fora).

Queríamos passar ainda por Blois, mas não daria tempo... Passamos por Orleans, mas apesar de ser ainda 18h já estava bem escuro então não vimos muito da cidade e como tínhamos que estar em Versailles ás 20h passamos direto.

Bom, tá ai algumas fotinhos... Foi breve mas muito mágica essa experiência! Castelos são lúdicos pra mim e muito fora da nossa realidade... Fiquei muito feliz de estar vendo e vivendo isso!!! J

SEGUNDO DIA

Acordamos relativamente cedo, porém marcamos um tour com o Nicolas, um amigo da nossa CS, às 12h...
Fomos para o Palacio direto, e no caminho passamos pelo Hotel de Ville, que apesar do nome é a prefeitura e casa do Prefeito de Versailles... Nessa época tem até uma mini pista de patinação de gelo em frente no meio da decoração de natal... hehe Lindo o prédio, com as famosas palavras na frente: Liberte, Egalite, Fraternite.

Bom, o Castelo é mágico. Lindo por fora e as salas... Ah, as salas... As pinturas nas paredes, nos tetos em forma de quadro, o chão, as cores de cada quarto, os aposentos, o salão dos espelhos, os móveis, o salão com os quadros das guerras e o dos reis... enfim... O mais belo já visto até o momento...
Isso porque ainda só tinha visto do Jardins de longe... Que vista tinha deles dali do Palácio...

Bom, dei uma circulada em todo o jardim ali por cima e quando encontrei todos os outros fomos dar uma volta na parte de baixo, indo até as fontes e etc.
Nessa época do ano as árvores não estão mais verdinhas, e sim depenadinhas, nem há muitas flores e as esculturas estão todas cobertas para protegê-las da deterioração do sereno, chuvas e em breve, da neve...  Mas mesmo assim, como é lindo! Rs
Levamos mais de 3 horas andando por ele todo. Para visitar os Jardins é gratuito, mas o castelo são €15, e €18 se quiser ir numa outra parte dos Jardins que é praticamente um segundo passeio, pois leva cerca de 4 horas só lá! Esse não fomos.

Bom, como já era final de tarde, fomos comer algo e passamos na Catedral de Notre Dame e numa feira ao ar livre. O dia anda acabando cedo pelo fato de escurecer logo...