segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Roteiro BARCELONA

BARCELONA (6 DIAS)

Chegamos no hostel por volta das 10 horas da manha, pegamos um ônibus do aeroporto, numero 46 até a Praça da España e lá o metro até a estação Clot.
Voltamos para o hostel que tínhamos ficado uma noite antes de ir para Ibiza e onde deixamos nossas malas, Urbany Hostel, um hostel excelente, limpeza, camas, cozinha, área social, Happy Hour e um café da manha razoável. O único problema era o banheiro, limpo, mas o chuveiro tinha timer, e desligava a cada enxaguada.
Tentamos fazer alguma coisa mas só choveu, então ficamos no hostel mesmo programando os outros dias. Tem um Carrefour muito próximo em um centro comercial cheio de lojas, vale dar uma olhada se estiver precisando de alguma roupinha!!

SEGUND DIA:
Tentamos fazer algumas coisas, fomos até a sagrada família mas como chovia a torre estava fechada então deixamos para outro dia. Seguimos para o Arco do Triunfo, bem bonito e no final dele tem um parque chamado Ciutadella com o Zoo no final, se gosta de natureza vale dar uma volta por ele!
De lá fomos até a Plaza da Catalunia e descemos a Calle Rambla, andamos algumas ruas e passamos pela Catedral, só que como já passava das 14h já estava fechada, nisso a chuva apertou então voltamos para o hostel e continuamos a resolver algumas pendências. Mais um dia quase perdido.
Do hostel você tem uma vista privilegiada da Torre de Agbar, um prédio que chama atenção por seu formato aberto para interpretações e uma iluminação colorida.

TERCEIRO DIA:
O tempo melhorou mas o sol ainda não deu as caras, comemoramos não ter a chuva pelo menos!! Seguimos para a Plaza de España onde passeamos um pouco,conhecendo a Arena de Toros, Fonte Magica de Montjuic , e MNAC (Museu Nacional de Arte Catalana) , de La fomos para Montserrat, um vale a cerca de uma hora onde na propria estação España você pode comprar um ticket combinado de trem + funicular ida e volta por 16,50€.
A cidade é no meio do morro com um mosteiro , uma imagem de Nossa Senhora do século XII e uma bela vista das rochas que parecem pessoas (ele chamam de apóstolos). Uma visita de meio dia.

Voltamos para a rua Rambla e passeamos pelo bairro gótico parando no museu do Picasso, 10,00€, excelente, nas paredes tem toda a historia de Picasso desde seu início, com rabiscos em bloquinhos, sua evolução acadêmica até uma apresentação que analisa sua versão do quadro de Velázquez, Las meninas. De lá caminhamos até o Mirador de Colóm onde teríamos que voltar pois já estava escuro e não dava para enxergar muito bem.
A noite fizemos nossa primeira balada em Barcelona, perto da Av. Diagonal, com um grupo de amigos.

QUARTO DIA:
Amanheceu com sol então fomos correndo para a Sagrada Família, dessa vez com direito a torre! Recomendamos pegar o Audio Guia, alem da historia de Gaudí tem detalhes da obra que podem passar despercebido quando você olha como um todo. Um lugar impressionante, uma verdadeira obra de arte, união de arquitetura, luz, cores, acústica, historia, natureza e religião. Uma união com brilhantismo. O tempo sugerido para esse passeio é de no mínimo 3 horas, então, vá sem pressa!

De lá passamos pela” La Pedrera”, também conhecida como Casa Millá, casa mais célebre de Gaudí, e na “Manzana de La Discórdia, onde tem a Casa Batlló, um edifício totalmente reformado também por Gaudí para a família Batlló, a Casa Amatller, obra de Jose Piug i Cadafalch, e a Casa Lléo Morera, obra de Lluis Domenech i Montaner; casas com fachadas muito impressionantes.

QUINTO DIA:
Pela manha fomos até o Parque Guell, mas o tempo não ajudou muito mas a vista estava encoberta. Mas mesmo assim é valido, pelas obras de Gaudí e a vista de uma boa parte da cidade.

Para chegar lá você pode pegar o ônibus numero 24 direto da Plaza da Catalunia que te deixa na porta.
De lá voltamos para o hostel para lamoçar e para laver roupa que levou mais tempo do que esperávamos.
No fim da tarde fomos para a Font Mágica de Montjuic, que acontece de sexta e sábado a partir das 19h ate as 21h de 30 em 30 minutos. Mas como tudo em Barcelona estava fácil para nós não teve show!
Fomos comer umas tapas na “Cervezaria Catalana” (Carrer de Mallorca, 236 – Entre a Rambla de Catalunya y Balmes), muito conhecida pela qualidade e variedade das tapas. Delicioso. Vá contando com paciência e dinheiro. SUGESTÃO: Não deixe de provar a de Jamón, 4 queijos, bacalhau, Sardinha, Pimentão vermelho recheada de atum e claro, os croquetes!!! Hehe... dividam!!!
Fizemos mais uma balada, dessa vez a sugerida pelo hostel na região de Barceloneta. Lugar bonito com saída para a praia, mas de curta duração! E bebidas muito caras!

SEXTO DIA:
Fizemos separadas.

MARINA – Acordei bem cedo e fui até a Casa Batlló (como disse, obra de Gaudi) com um Porto Riquenho que estava no nosso quarto, mas lá mesmo nos perdemos... hehe
A entrada é €18,50, mas com carteira de estudante sai por €14... O audioguia nesse já está incluso e ainda bem, pois foi importantíssimo!!! Essa obra foi inspirada no mar, por isso todos os detalhes remetem a animais marinhos, luzes e tons de azul (ele brinca com os tons dependendo da intensidade da entrada da luz, genial!), paredes e janelas onduladas e as famosas chaminés tortas e em forma de “z”... Mas o que mais impressiona mesmo é a fachada de mosaico e sacadas em forma de ossos de peixe. Outra obra-prima emocionante!

Voltei a Casa Milló, mais conhecida como “La Pedreira”, também já dito, que chama atenção pela sua fachada, aparentemente simples, sem cores (o que é incomum para Gaudi), mas toda ondular feita de pedra calcária e sacadas de ferro reciclado (detalhe, essa obra é de 1910)  em formas de ramos e folhas... Esse prédio tem partes que funcionam como escritórios, então a visita é mais restrita, porém não menos válida... Valor de €14 (com desconto €11 + audioguia €4... nesse não achei tãããão válido, lógico que enriquece a visita, mas os outros que peguei foram mais cruciais). A visita começa pelo telhado, exato, a parte de cima do prédio com vista 360° e todo desnivelado para se ter diferentes pontos de vista enquanto caminha através das chaminés de formas ondulares decoradas com azulejos fragmentados... A vista da Sagrada Família é belíssima, não tão longe e pequena, mas se vê toda a parte dos 4 evangelistas e tal... bem bonito mesmo! Descendo e entrando na casa, passamos por uma exposição que documenta toda sua obra atavés de desenhos, projetos, fotos, maquetes, vídeos e referências da natureza que ele sempre utiliza... bem interessante também. Finalizando, passamos por alguns cômodos da casa que hoje tem mobilhas não originais, mas todas do século XX.
Bom, de lá parti para o Bairro Gótico novamente, que era ali perto e tinha tido umas indicações, mas sem muito sucesso, pois não achei o Bar de tapas e o Mercat Del Borne estava em reforma... Porém, caminhar por ali sempre é uma atração por si só... delicioso...
Continuei a caminhada até a estação Barceloneta, outra indicação do meu primo, e fui a caça de outro Bar chamado Vaso de Oro, ali perto! Esse encontrei! Não tinha dinheiro, e nem apetite para traçar sozinha o famoso “somillo com foie gras” que ele me indicou, então fiquei nas tapas também que já deram uma pérvia do lugar: realmente delicioso!!!
Queria fazer muito mais, maaaas, a chuva, novamente, cortou meu barato...
De volta ao Hostel, me preparei para o Jogo do Barça!!! Não podia faltar, né!?

VANESSA – O meu dia foi mais tranqüilo, acordei cedo também, mas fui direto para a rodoviária comprar nossas passagens para o dia seguinte que íamos para Bilbao, a rodoviária fica na estação Arco do Triunfo, uns minutinhos andando de lá...pertinho!
Depois voltei ao arco e desci até o parque Ciutadella, que no outro dia não tínhamos entrado, o parque é bem bonito, muita gente fazendo esportes, correndo e tudo mais!  Nesse dia estava acontecendo um evento para crianças, com brincadeiras, tenda contando historias e jogos...
Lá dentro também tem uma replica em tamanho original de um Mamute, interessante, vale dar uma conferida se tiver um tempo vago para caminhar tranquilo! Não cheguei a entrar no Zoológico (que como dissemos antes é bem no final do parque) mas ele deve ser enorme, a entrada é de 16,50€.
De lá fui até a Barceloneta, tudo andando, dei uma passeada pelas ruelas estreitas e fui até o Mercado de Barceloneta, comparado com o de Valencia não é nada de mais!!
Andando pela orla da marina fui até a Rambla Del Mar, uma ponte que do outro lado tem um shopping bem grandinho, o caminho pela rambla é bem bonito, acompanha toda a marina pela lateral e da para ver vários “barquinhos” aportados.
Voltei pela Rua Rambla mesmo que é logo em frente, meio cansada de andar resolvi voltar para o hostel e terminar algumas pendências, arrumar as malas e é claro....ir para o jogo do Barça!!!

A noite fomos ao jogo do Barcelona contra Zaragoza, Uma vitoria esmagadora de 4x0!! O estádio é enorme então caso decida ir também, fique atento no seu portão de acesso, são 21, demos uma volta longa para chegar ao nosso!  Ficamos na Área General, uma boa vista apesar de ser um pouco longe.  Os lugares são marcados, mas como não estava muito cheio conseguimos mudar de lugar para ter uma vista melhor!

IMPORTANTE: Nosso roteiro de Barcelona foi muito alterando devido o mal tempo e companhias (muuuuitos Brasileiros nesse Hostel e até mesmo em Barcelona!!!), fazendo com que nos perdêssemos um pouco... Portanto, vale uma outra visita futuramente para conseguirmos por fim ver algumas coisas que restaram como: Museo Miró, Show da Fonte Montjuic, Estádio Olímpico, Labirint D´Horta (esse foi uma pena pois nos passou desapercebido meeesmo, sendo que era para irmos seguindo do Parc Guell e esquecemos...

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BARCELONA (2ª vez, 3 dias)

Resolvi voltar à Barcelona para fazermos as pazes... deixei algumas pendências com ela...rs

Por isso não colocarei como dividi os dias, mas apenas o que acrescentei à primeira visita.

O Parque Labetint Del Horta é IMPERDÍVEL. Quase ninguém conhece, não é um ponto turíscico muito conhecido, mas simplesmente um dos mais belos parque que já vi, não pela sua amplitude, vista, imponência ou algo assim, mas pelo cuidado, a paz, o bosque dentro da cidade com cascatas, e claro, o labirinto! O mais interessante é que antes de ser parque, lá era “apenas” uma residência... É um pouco mais afastado, recebi informações erradas e acabei andando mais de hora pra chegar lá, mas na volta descobri uma melhor opção: Só pegar o metro L3 (verde) e ir até a estação Mundet. Lá, vá em direção a residência dos estudantes. Menos de 5 minutos e está no parque. Ah, a entrada é €2,23.

De lá segui para o Castelo de Montjuic. Para chegar lá é só ir até a estação do metro (L3 também) até o Paral-el e sem se quer sair dela pegar o funicular que te leva até o Parc Montjuic. Lá, você tem duas opções: ir direto pegar o teleférico até o castelo ou antes dar uma passada na Fundação Joan Miró, que tem obras dele e etc (€15). O teleférico tem a opção do bilhete de só uma direção (€6,8) ou duas (€9,8).

A medida que vai subindo a vista vai impressionando... Vê-se toda a cidade e lá do coração, bem ao centro, lá está ela: Sagrada Família! O castelo, pasmem, é gratuito. Exato! Tudo bem que não é nada além de um Mirante em forma de um forte... rs, ok to simplificando demais, mas é basicamente isso. Tem o mirador e no topo mais vista da vidade, que vai do Porto à Barceloneta, o centro e enfim, 360° de vista! Indico!

Nos outros dias, além de voltar a alguns lugares, fui curtir a praia de Barcelona. No primeiro dia fui na Bogateli, mais ao sul, passando o Port Olímpic e a praia Nova Icària, onde fiquei no segundo dia. Para ambas, o melhor é parar na Estação de metro do Parc de La Ciutadella, ir até a “orlinha” e ir caminhando beira mar. (Arrisquei no segundo dia ir até a próxima estação, que é o nome da praia, Bogateli, mas além da distância não ser menor, não se tem a vista da praia durante a caminhada...).
Ao entardecer, vale dedicar um tempo ao show de música, cores e águas dançando na Font Magic de Montjuic!

Ah, para os amantes da Hard Rock Cafe, ela fica na Praça Catalunya, próxima a saída do metro!

Bom, é isso... e DICA: Visite Gaudi no verão.