quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Roteiro SALAMANCA

SALAMANCA (2 dias e meio, 3 noites)

Pegamos o ônibus exatamente as 18h10, teve uma única parada na estrada em um restaurante que já se denominava como “serviço regular”, pelo nome você já imagina como foi!!

A viagem de Vigo para Salamanca foi pela Cia de ônibus Alsa, e custou €25,37, duração de 6h, e foram 6 horas mesmo, chegamos as 24h10!! Tivemos que pegar um taxi para chegar onde iríamos ficar, pois essa hora não tem mais ônibus, em Salamanca não temos dicas de hostel pois conseguimos um couch que por sinal foi muito legal!!

A cidade de Salamanca não é muito grande, suas principais atrações se concentram no centro da cidade. Da para conhecê-la inteira em um dia, no máximo dois se quiser fazer com muita tranqüilidade!
Estavamos em um couch um pouco fora do centro, mas o caminho a pé não dava mais que 15 minutos! Para chegar lá passavamos pela Ponte dos Romanos, uma ponte que foi construída a mais de 1000 anos, é linda. Ela passa em cima do Rio Tormes, que começa próximo ao Rio Douro em Portugal e vai até a Espanha.

Apesar da cidade não ser muito grande aconselho a procurar direto um centro de informações turísticas, tem alguns espalhados pela cidade, o que fomos fica na Cale La Compania ao lado da Casa das Conchas, bem próximo à Catedral, assim você consegue ter uma idéia melhor da cidade e traçar uma rota.

A principal atração da cidade é a Catedral que está a Veja e a Nueva, que na verdade estão juntas; você entra na Catedral Veja por dentro da Nueva, mas não chegamos a entrar na Veja porque tinha que pagar uma taxa de €4,50.  Preferimos subir na Torre de Ieronimos, que é por outra entrada na lateral da Catedral,  que custou €3,75 e dá para você ter uma idéia da Catedral Veja porque no caminho de subida tem uma pequena vista dela, que demos uma sorte enorme porque estava tendo um casamento, vimos ate os noivos entrando!! A vista do alto da torre é linda, são alguns degraus mas vale muito a pena!

Em frente a Catedral está o Colegio de Anaya de San Bartolomeu, uma escola de línguas de Salamanca.
Falando em escola,Salamanca tem uma das melhores faculdades de toda a Espanha, ela também esta bem no centro e sua fachada é toda cheia de figuras, o desafio é achar um sapinho minúsculo, que como diz a lenda, quem estuda na faculdade e acha o sapo se dara muito bem nas provas finais e tem direito a um pedido. Como não estudamos lá, ficamos só com o pedido....mas se preparem o bichinho é difícil de encontrar!  Descobrimos depois que também é um desafio achar um pequeno astronauta no meio de tudo aquilo, mas era tarde de mais, não passamos de novo na frente dela pra procura-lo!

Só para você ter uma noção ele está nesse meio ai!
Por conta de todas essas “escolas” a cidade tem muitos jovens e sua vida noturna é bem agitada, não conseguimos comprova mas é o que todos comentam!
Dentre das atrações de Salamanca estão a igreja da Santissima trindade Del Arrabal mas estava fechada, essa era mais próxima de onde ficamos, Igreja de São Marcos, Igrja de Santa Maria Madalena das Carmelitas Descalzos, Capela de San Fransico, Igreja de La Purissima, Igleja de La Clerencia, Igleja de San Estevan.

*DICA: Se informe sobre as igrejas que estão em reforma, em Salamanca isso é um pouco comum, então se não quiser só ver de fora da uma perguntada no centro de informações para não perder a viagem!
Pra quem gosta de apreciar a gastronomia da região prepare-se para se deliciar com os Jamons Ibericos, típico da região de Extremadura. Aqui é só o começo!!
Resumindo, Salamanca vale muito a pena de ser conhecida pelo clima que é muito agradável,  com seu charme de uma cidade do interior mas com uma vida mais ativa pelo turismo e universidades!