segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Roteiro MARSELHA

MARSELHA (ou Marseille em Francês) (3 dias)
Depois de uma viagem pelas Serras, com paisagens encantadoras sob tons de laranja, amarelo, rosa, verde e bordô, com castelos medievais no meio das cidadelas que atravessávamos ou no alto das montanhas rochosas, chegamos em Marseille por volta dás 20h, no nosso CS que ficava no centro da Cidade.

No dia seguinte, saímos cedo pois tínhamos que deixar a casa junto com o pessoal.
Fizemos a cidade toda a pé passando pelos principais pontos e achando algumas outras coisas interessantes pelo meio do caminho, como sempre:  Subimos a Rue da Libertacion, onde estávamos, e fomos até  o Palais Longchamp, seguindo depois pela  Rue Boulevard. Aprimeira tem um pouco mais de comércio que a segunda, mas ambas bem tranqüilas... Paramos então na  Eglise des Reformés para dar uma olhada, mas honestamente, vamos deixar as Igrejas para Portugal e Espanha, aqui nos dedicaremos aos Castelos mesmo...rs... a não ser pela parte de fora, pois são sempre muito altas.
Seguimos então para o  Elisé des Accoules, Vieille Charité, até chegar na Cathedrale de La Major.
De lá andamos por todo o Vieux Port (o Porto de Marselha), onde até paramos um pouco numa praça pois estava tendo uma cerimônia de “batismo” de bombeiros com a guarda da cidade e etc, chegando até o Fort Saint Nicolas, onde se tem uma bela vista da cidade.
Pegamos um ônibus circular (€1,50) ali mesmo, número 60, ao lado do Centro de Informação Turística, e fomos até a Catedral Notre Dame de la Guarde, que é a principal atração da cidade. Ela é realmente bonita, lembrando um pouco a Catedral de Córdoba, na Espanha, com os desenhos dos arcos, mas o show a parte é a vista que se tem da cidade... Não tinha idéia do tamanho da cidade, é bem maior do que imaginávamos!
Bom, caminhamos mais um pouco pelo centro, já voltando para o apartamento, mas no geral não há muuuuito o que ver. Uma visita de um dia é o suficiente!

SEGUNDO DIA – Cannes, Nice e Mônaco

No segundo dia fizemos uma viagem até Mônaco passando por Cannes e Nice.

De Marselha para Cannes levamos cerca de 2 horas, mas vale lembrar que  sempre evitamos as estradas principais para não pegarmos pedágios, então é possível que esse tempo possa ser reduzido, mas pelas Serras é isso mesmo.

Bom, CANNES: realmente estamos na famosa Riviera Francesa. Praia bonita com um extenso calçadão onde tem diversas pessoas caminhando, passeando e correndo por todo o dia (pelo menos no domingo, quando fomos), na faixa dos mais de 50 anos, aparentemente com mais de 50 mil no bolso pra água de coco que não tem por ali... rsrsrsrs
Brincadeiras a parte, o que quero dizer é que é uma cidade chique, com pessoas de alto poder aquisitivo, aparentemente, sem muito o que ver/fazer de especial (no nosso caso que não procurávamos restaurantes e lojas)... rs... Passamos na praça onde acontece o Festival de Cannes, que fica bem na ponta da praia, ao lado do Velho Porto onde ficam estacionados centenas de enormes iates, e seguimos para Nice.

Bom, NICE: sequência de Cannes, sem mudar muita coisa. Nem descemos do carro praticamente. Mas, no caminho para Mônaco, a “estrada” (parece mais uma avenida) vai beirando a praia e subindo a montanha, então temos vistas belíssimas, inclusive das duas ilhas em frente, (que você também pode visitar indo de ferry por €15 ida e volta cada uma) que valem alguns pit-stops para fotos e contemplar um pouco o momento, aliás, você está na Riviera Francesa, certo!? Rsrs

Bom, MONACO – MONT CARLO: um pouco mais e você está em Monaco e mais um pouquinho você já saiu dela... kkkk
Exato, achamos, sem querer o famoso Cassino de Monaco e quando perguntamos onde era a pista de Mont Carlo no Centro de Informação Turistica, ao lado do Cassino, ficamos sabendo que andamos por ela quase que todo o tempo que estávamos lá... rsrsrs, inclusive eram as “ruas” em volta do cassino... Enfim, não sei explicar bem como fazem, como funciona, só sei que tem rotatória dentro do túnel, o que nunca tinha visto, e que passamos por lá, pois estacionar só por muitos Euros/hora, portanto nem se quer conseguimos bisbilhotar um pouco o cassino...

Paramos apenas para um breve almocinho (nossa marmitinha de salada) em um ponto com uma linda vista já voltando para Nice...
Amanhã, pé na estrada de novo!