segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Roteiro BORDEAUX

BORDEAUX (2 dias)

Bom, na verdaaaade mesmo é 1 dia de viagem até Bordeaux, com parada em Avignon, e um na cidade mesmo...rs
Exato, partimos de Marselha ás 7h da matina, paramos em Avignon ás 9h onde ficamos cerca de 2 horas e seguimos direto, parando por apenas 20 minutos para nossa marmitinha no carro mesmo, e chegamos em Bordeoux ás 20h!!!!
Bom, vamos por partes, certo!?

PRIMEIRO DIA – AVIGNON e a viagem

Nosso CS, o Stephane, nos acompanhou nessa trip... Como é beeeem melhor quando tem alguém que fala Francês, hein...hehe
Chegamos mas o Centro de Informação Turística só abriria em 1 hora, então tivemos que ser nossos próprios Guias seguindo dicas do nosso livro mesmo...
Chegando na cidade, deve-se seguir para a parte Velha, que é a parte das Muralhas e a grande atração, né... Lá dentro, paramos o carro, que por sorte de domingo é gratuito, e fizemos tudo caminhando também: seguimos para Eglise Saint-Pierre, passando pela Synagogue no caminho, e de lá fomos para o Palau dus Palais, principal atração da cidade, que é um “Palacio” medieval onde alguns Bispos moraram por um tempo quando deixaram Roma. Ao lado está a Catedral Notre Dame de Doms., que tem uma linda vista do Rio Rhône e até mesmo do Fort St Andre.

 



De lá descemos para caminharmos até a Pont Saint Benezét, construída no século XII mas não finalizada. Exato, ela para quase no fim...rs
De lá seguimos para o carro (paramos no Mercado Central pra dar uma olhadela e lógico que sai com uma quiche de alho porró para incrementar minha saladinha do almoço, né... estava DELICIOSA, com maça de quiche mesmo, sabe!? Rs), pois tínhamos que seguir viagem... O Stephene conseguiu carona de volta para Marselha e nós partimos.
Fizemos todo o trajeto pela Serra. Vimos muito mais Castelos dessa vez, e as vezes eles se camuflavam nas pedras... Atravessamos incontáveis cidadelas, pois a “estrada” atravessava as cidades, tornando-se ruas nesses trechos, porém, o que mais nos chamava a atenção era que não se via nenhuma alma viva nas ruas!!! A estrada até que tinha movimento, mas nas cidades ninguém e tudo fechado!!! Carrefour fechado!!! E a dúvida que não quer calar: quem mora num lugar desse??? E faz o que da vida??? Bom... se alguém souber, POR FAVOR, poste aqui!!! Pois eram MUITAS cidades, todas a uns 10 minutos uma da outra, no meio do nada, minúsculas, mais como vilarejos na verdade... Enfim... chegamos em Bordeaux por volta dás 20h no nosso CS Sebastian, que também mora perto do centro.

SEGUNDO DIA

Não sai tão cedo pois precisava descansar um pouco... rs
Comecei por volta dás 10:30h, e já fui logo atrás de bicicleta, lógico...hehe
A cidade é relativamente pequena e tudo está no centro mesmo, então peguei o mapa, circulei os principais pontos que queria passar, desenhei um trajeto e lá fui eu: Place dês Martyrs de La Resistance (pequena praça com uma Igreja), Place Gambetta (uma praça larga), Musee dês Beaux Arts (mas não entrei), Cathedrale St Andre (bonita por fora, mas fechada) na Place Pey-Berland, Grand Theatre, desci a Rue Sainte Catherine (rua com lojas mais chiques no começo e a medida que vai descendo as lojas ficam mais “simples”, parecendo o Bras já no final...rs), Rue St James, Place Meynard da Cathedrale St Michel (Linda por fora mas a praça toda estava em reforma), e algumas ruas mais para baixo, próximo ao Rio, tinha feiras ao céu aberto, inclusive na Quai de La Grave, uma praça quase a margem do Rio. Subi essa avenida parando na Place de Bourse e depois na Esplanade dês Quinconces, onde estava tendo uma Feira de Antiguidade. Segui para o Jardim Public, onde dei uma volta  pelo Jardim Botanico e segui para o Marché dês Grandes Hommes, tipo um mini shopping. Ah, no caminho passei por uma praça, Palais Gallien, onde tinha “restos” de um monumento medieval, que parecia uma ponte... hehe
Enfim, coloquei alguns pontos, mas o legal mesmo é caminhar e sentir a cidade pois não há nada de muuuito especial mesmo. Recomendo pegar a bice, pois é uma cidade tranqüila e fácil de pedalar.  


  

Um comentário:

  1. Não esquece que não falou ainda do CS Sebastian de Bordeoux....

    ResponderExcluir