quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Roteiro MADRID, TOLEDO E SEGÓVIA

MADRID (6 dias e meio e 6 noites)

Saindo de Salamanca chegamos em Madrid por volta das 14h, uma viagem de 4h pela Cia Alsa no valor de €12,88.
Chegamos na estação Mendez Álvaro, que tem conexão com a linha de metro, que por sinal Madri é muito bem estruturada nessa área (soubemos que a cidade tem investido muito pois a tempos vem se candidatando para ser sede de Olimpíadas e Copas e inexplicavelmente ainda não teve sucesso!) atingindo todos os cantos da cidade e com estações muito próximas umas das outras. Vale muito a pena comprar o ticket para 10 viagens, que custa €9,30, sendo que cada passagem é €1,50 e ainda vale também para ônibus.  Em todas as estações do metro tem um panfletinho que mostra todas as linhas e que estações elas pegam!
Fomos direto para nosso hostel (Republic Bull´s) que ficava na Plaza Santo Domingo, bem ao lado da estação, que foi a única vantagem do hostel alem do preço de €11,00 por dia!!

Bom, dividimos tudo o que queríamos fazer nos nossos 7 dias em Madri sendo que um dia inteiro estaríamos em Toledo e outro em Segovia, portanto, selecionamos tudo o que queríamos ver, pesquisamos quais eram gratuitos em que horários e dias e fomos encaixando as outras coisas nos dias que sobrava tempo e o mais próximo dos que tinham dias certos!

Má noticia: NEM SEMPRE DA CERTO!!! Então prepare-se para os planos Bs!!!
Depois do desabafo...voltando!

PRIMEIRO DIA (metade do Domingo):

Passamos na frente do Palácio Real pois estávamos a cainho da Plaza de La Villa, e de lá fomos para a Plaza Mayor onde fomos presenteadas com a Festa do Jamon, um encontro de cerca de 12 criadores mostrando os diversos tipos de Jamons Ibérico, o famoso Pata Negra! Na saída da praça tem o Mercado de San Miguel e o Museu do Jamon (esse você encontra diversos espalhados pela cidade e com preços bem mais acessíveis), que já te da uma base da diversidade gastronômica da Espanha. De lá fomos para o Palácio da Cruz, onde infelizmente não pudemos entrar pois estava em reforma. Seguimos direto para a Plaza de España, que tem feirinha de bugigangas aos domingos, lá você encontra um monumento a Miguel de Cervantes, o escritor de Don Quixote.
A essa altura já era cerca de 20h, ou seja, já estava escuro, e fomos ver o Templo de Debode, que é ali do lado da praça.

SEGUNDO DIA:

Acordamos bem cedo pois o dia seria corrido, e grande surpresa a maioria dos museus não abrem de segunda! Nosso primeiro destino, Palácio de Lira, é um deles. Seguimos para o Museu Nacional da Historia de Madrid, que estava em reforma. Por sorte passamos em frente ao mercado Fuencarral, totalmente sem quere, mas foi legal pois ele tem uma estrutura diferente, é dividido por ramo de atividade. Seguimos para a Plaza Colón, onde fica o Hard Rock Café, a Biblioteca Nacional, o Teatro Nacional e o Museu de Cera. De todos esses não entramos em nenhum pois não tínhamos dinheiro, mas valeu o registro!
Isso tudo foi soa metade do dia, e detalhe, andando. Seguimos então para a Puerta de Alcalá, e descansamos um pouco no parque Del Retiro, onde nos presenteamos com um agradável passeio pelo lago de canoinha. Lá visitamos os três pontos principais e então pegamos um metro pela primeira vez no dia para a Plaza dos Toros de lãs Ventas, lá só pode ser visto de fora pois não há visitas. Finalizamos o dia então indo para a Puerta de Toledo descendo até a Puente de Toledo, que tem um belíssimo parque em baixo.Finito.

TERCEIRO DIA:

Mantendo o ritmo, saímos bem cedo, rumo a Puerta Del Sol, porem dessa vez com um motivo extra, andar nas ruelas ao redor sentido ao bairro Chuecade olho nos brechós (que aqui são lojas com roupas de preços melhores, e não de roupas usadas). Mais uma má notícia, a noite anterior tinha sido Hallowen e a maioria das lojas só iriam abrir depois da pestana das 14 horas, sim até em Madrid o comercio fecha das 12h às 14h. Acreditem!!
Então fomos a caça da Casa Botin, o restaurante com registro de ser o mais antigo do mundo, datado de 1726. Seguimos para o Palácio de Cibeles, que tinha uma exposição de fotos, mas ele vale muito mais do lado de fora do que de dentro, mas como era de graça...
Fomos para o Real Jardin  Botânico, que era muito próximo, e que deve ser bem melhor na primavera...
Finalizamos o dia com a  Iglezia San Jeronimo e o Museo Del Prado que se torna gratuito após as 18h e fecha as 20h. Tempo suficiente para quem quer conhe-lo em uma geral e não se dedicar muito a todas as obras.
De volta ao hostel fomos tomar o famoso chocolate quente com churros de Madrid.
- PÉÉÉÉÉÉ!!!!!
Mais uma decepção, pelo menos aquele.

QUARTO DIA:

Dia onde a maioria das atrações são graça com o passaporte europeu. Começamos, cedo, com o Palacio Real.
- PÉÉÉÉÉÉ!!!!!
Haveria uma cerimônia oficial e por isso estava  “Cierrado para Visitaciones”. Plano B: Monasterio das Descalças Reales, que nos custou uma espera de mais de 1h na fila de baixo de garoa para agendar a visita, que com sorte conseguimos para as 13h desse mesmo dia. Fomos então tentar visitar o Teatro Real nesse tempo que tínhamos, mas infelizmente a visita era de 1 hora e só tínhamos 45 minutos. Então fizemos uma hora pelas ruas ao redor. Porem o passeio apesar de ser um pouco cansativo vale a pena, apesar de ser €8,00.
De lá fomos ver o que realmente era a Torre España, que achávamos ser um miradouro ou um restaurante giratório, mas era um torre de antena! Kakakakakaka
Ai começou a parte legal da historia, fomos até o Estadio Santiago Bernabeu – do Real Madrid. Esse sim é caro (pequena bagatela de €16,00) porem você tem acesso a quase todo ele, arquibancada, vista de cima, gramado,  vestiário, museu de troféus e historia do clube, ao banco de reservas, etc... Vale muito a pena.
Finalizamos o dia indo num Bar/Restaurante chaamdo “100 Montaditos”, que as quartas tudo é €1,00, inclusive a cerveja, só a jarra maior que passa a ser €1,00 se acompanhada de uma comida que no dia tambemé 1,00€!!!

QUINTO DIA - TOLEDO:

Saimos cedo para pegar o trem (pela Cia Renfe a única opção, ida e volta €19,10) rumo a Toledo, mas o tempo estava chuvoso então não pudemos curtir muito a paisagem da viagem! A estação de trem é um pouco longe do centro da cidade porem pode ir andando tranquilamente, mesmo com chuva, garantimos!!!
Por Toledo ser um mouro, tem cerca de quatro “puertas” sendo a principal a Bizagra, a qual entramos, pois tinha um centro de informação turística logo em frente que era nosso primeiro objetivo.
Nos primeiros passos você já se depara com lojinhas oferecendo marzipan e torrones, que são bem típicos da região. Pode-se ir caminhado de uma atração a outra, mas tem muita subida o que acaba favorecendo a vista com diversos mirantes pelo caminho.
Começamos com a Catedral Primada que em frente você pode comprar o ticket para ela e a torre, tudo por €10,00. De cara já corremos para os degraus, lógico! A vista é linda mas a tenção daqueles sinos começarem a tocar na sua cabeça acompanha toda a sua estada lá.
Lembrando que a principal característica de Toledo é fato dela unir as 3 culturas: Muçulmana, Judaica e Crista, passamos também por algumas sinagogas, sendo que a única que valeria a vista é a Sinagoga El Transito!
Passamos em frente ao museu do El Greco, uma boa opção para os grandes apreciadores de arte. Nos não entramos...
Continuamos a subida rumo ao Alcazar, que só pelo mirador já valeria a visita, mas para nossa sorte ainda tinha a torre! A entrada foi de €8,00, mas recomendamos!!
Iniciamos então nosso caminho de volta descendo tudo o que havíamos subido, bem melhor! Mas uma longa caminhada!

PS. – em Toledo também tem o horário da pestana, então se quiserem comprar algo atentem-se a isso!!
De volta para “casa”, fomos para o Pub Crow,um tour por €12,00 que passa em 3 bares ao redor da Plaza Mayor, não os melhores, onde em cada um servem alguma bebida: no primeiro 45 minutos de sangria ou cerveja a vontade, nos outros dois um shot de tequila! Honestamente não recomendamos, principalmente em Madrid que tem ótimas opções de baladas. E cuidado por que cada cerveja nesses pubs custam em torno de €5,00, então o pessoal costuma “calibrar” em algum outro lugar mais barato antes de entrar na balada, que começam por volta das 24h e melhora depois das 3h!
Dica: ouvimos falar muito bem da balada chamada Kapital e do bar da Heneken, mas também não comprovamos.

SEXTO DIA - SEGÓVIA:

Pegamos o trem Segóvia por volta das 10h, optamos, como sempre, pelo de Media Distancia que custou €12,20.
A primeira vista a cidade não nos surpreenderia em nada, mas bastou chegarmos no centro, pois estávamos em busca de uma informação turística e nos depararmos com os arcos da Plaza de Azoguejo que nossa idéia começou a mudar!
Ficamos aminadas em descobrir a cidade, mapa na mão,e lá fomos nós.
Rumo ao Alcazar atravessamos a cidade pelas ruas do centro, passando por diversos mirantes, Plaza Mayor, a belíssima Catedral Del Nuiestra Sra de Assuncion, em estilo gótico, e outras pequenas igrejas.
Para entrar no Alcazar o valor é de €6,50. Vale muito a pena pois alem de toda sua estrutura e a vista da torre, também é um museu com diversas peças da época por todas as salas.
Fizemos o caminho de volta pela lateral direita aproveitando toda a vista, um passeio rápido porem proveitoso.

SÉTIMO DIA:

O sétimo dia também foi bem cheio, pois tínhamos que ir em todos os lugares que não tínhamos conseguido ir antes.
Começamos pelo Palacio Real, que enquanto esperávamos na fila, fizemos rodízio para ir ver a Catedral Almueda, que é logo em frente ao palácio. A catedral é gratuita mas o museu não, fomos só na catedral pois já seriam €10,00 para o palácio. O palácio é maravilhoso, a visita é longa atravessando a maior parte dos cômodos, mas não se pode tirar foto, uma pena!
De lá corremos para o Teatro Real pois tínhamos um tour guiado as 12h30 no valor de €5,00, o teatro é bem legal mas a visita é meio cansativo pela quantidade de detalhes e salas que passamos.
Finalizado isso,  fomos comer um Kebab e partimos direto para o Museu Thyssen que estava com uma exposição de Arquiteturas Pintadas, interessantíssimo (na opinião da Marina uma das coisas mais bonitas que ela já viu)!!
Depois disso fomos até o Museu Reina Sofia, que passa a ser gratuito de Sábado a partir das 14h30 até Domingo mesmo horário. Ainda bem que era gratuito pois não é nosso tipo de arte favorita.
Andamos um pouco ao redor até as 17h, para irmos à estação Atocha Renfe, pois queríamos entrar no Monumento às Vitimas do Atentado de 11/03/2004 nos metros de Madrid. Simples, original e tocante.
Fim do dia e rumo a Córdoba no ônibus da 1h pela Sociobus no valor de €15,70.