quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Roteiro BILBAO

BILBAO (2 dias)

Infelizmente o horário mais cedo que conseguimos do ônibus para Bilbao foi às 10:30h, digo isso pois são 9 horas de viagem, então perderíamos o dia inteiro (No verão há a opção dás 6:30h), e o valor da passagem é uma pequena bagatela de €43,88... A única vantagem foi que durante a viagem toda tivemos belíssimas vistas! (bom, pelo menos nas partes que fiquei acordada...

Chegamos em Bilbao ás 19h e na própria rodoviária pegamos mapa da cidade e um livrinho com informações, além de horários das passagens para Toulouse e San Sebástian... Fomos direto para nosso CouchSurfing. O metrô fica na porta da estação de ônibus, o que facilitou muito, sem contar as instruções precisas do Fábio, dono da casa.

Bom, inusitadamente, chegamos no apê mas ele não estava, chegaria só no dia seguinte...
Fomos dar uma volta, pois o clima estava uma delícia, e comermos algo... Já dava para sentir o espírito da cidade: pequena, acolhedora, onde se faz tudo a pé e realmente com ótima gastronomia... rsrs... No primeiro bar que entramos já enlouquecemos com a variedade de “pintxos” que decorriam o balcão, com caras BARBARAS!!! Não sabíamos o que escolhíamos e quando já quase satisfeitas, vemos um mega hambúrguer passando MARAVILHOSO!!! Na hora pensamos: Amanhã jantaremos aqui!!!rs
Mas se não bastasse, a caminho para casa paramos para experimentar as famosas castanhas, que está na minha listinha de degustações desde Portugal... Ainda bem que não provamos antes... deliciosas, quentinhas, não muito doces, parecem pinhão, mas um gosto mais de... castanhas...rsrs ... zzzzuper!!!
Bom, bem-vindos a Bilbao! Dormir para acordarmos cedo e já retomarmos nossas caminhadas!

PRIMEIRO DIA

Bom, um dia para conhecer Bilbao é o suficiente, e isso fazendo basicamente tudo a pé... rs
Começamos nossa caminhada por volta dás 9h, tomando um delicioso café-da-manhã ao lado do apê com tortilla + café = €2,45. Melhor tortilla que comi até o momento! De lá andamos pelos lugares ali perto: San Nicolás Church, Plaza Nueva, Catedral de Santiago, La Ribera Market e San Antón Church, onde pegamos um trem para a Plaza Sagrado Corazón, do outro lado da cidade (€1,30). Lá é um monumento da imagem de Jesus no meio de uma grande praça. Caminhamos atravessando o parque Dña. Casilda Iturriak, com direito a fonte e pavão passeando pelas travessas, e chegamos a Plaza Euskadi, em frente ao MVSEO. Não entramos...
Queríamos mesmo é chegar ao Guggenheim, e chegamos... PÉEEE!!! Fechado às segundas... JURO! Ok, voltaremos amanhã... Mas ficamos "namorando"  ele um pouquinho pelo lado de fora mesmo, olhando o DOG de flores na entrada, suas formas, metais, enfim...
Seguimos pelo Paseo Uribitarde, com uma agradável vista do Ría de Bilbao, até a Ponte Zubizuri, onde pegamos a rua que levaria ao Centro de Bilbao, a Plaza Moyua, enorme, colorida, no meio do comércio e ponto zero da cidade... Seguimos a López de Haro, a caminho do “nosso apê”, pois como ainda era cedo, resolvemos almoçar com tranqüilidade! Nossa sorte, pois foram ou únicos 5 minutos que pegamos o Fabio em casa e pudemos ver a cara do santo cidadão que nos acolheu em sua casa!!! Ah, no caminho passamos pelo Monumento Dón Diego López de Haro, que já tínhamos visto na noite anterior, mas... nada demais mesmo...rs
Bom, depois do almoço caminhamos até a Basilica of Begoña, no topo da cidade... Uma bela caminhada íngreme, e a vista não era tudo o que imaginávamos, ainda mais porque não podemos subir nas torres... A sorte foi que chegamos na parte da hóstia, então até isso eu fiz por aqui! Lá estava eu na fila... hehe (Ah, eu Marina!!!)
Bom, de lá pegamos um ônibus para a rodoviária para garantirmos a passagem de toulouse. Amanhã partimos às 23:30h, pelo valor de €50.
Ah, decidimos que amanhã vamos para San Sebástian, uma cidade há uma hora daqui conhecida pelas belas praias e rica gastronomia (cidade com mais estrelas gastronômicas na Espanha pelo Guia Michelim!).
E adivinhem! Fomos jantar novamente no Dón Jamón (Rua Navarra), dessa vez com o menu decidido! SENSACIONAL!!! Acertamos em cheio!

SEGUNDO DIA – Sán Sebástian

Bom, primeiro passo, depois do nosso repetido café-da-manhã, foi irmos direto ao Guggenheim. Dessa vez fomos de trem que era mais rápido...
Abriu as 10h em ponto e a entrada é €11. Nele tem uma exposição fixa de Constantin Brancusi e Richard Serra... Muito interessante pois um é meio que discípulo do outro, porém seus trabalhos se complementam... utilizam muito de equilíbrio e sobreposições nas obras.
Fora isso, umas telas de arte abstrata, que não é muuuito minha praia, e na parte externa uma enorme aranha, uma torre de bolas metálicas e uma escultura colorida que a priori parecem chocalhos, mas de outro ângulo vê-se as tulipas, que é o que a obra pretende representar mesmo...rs
O museu é bem grande, e o mais impressionante é que nenhuma de suas paredes são retas, todas côncavas, e tem dois elevadores: um de cristal e outro de titânio.
Bom, a visita leva umas 2 horas no máximo...

De lá voltamos para o apê para pegarmos nossas coisas e irmos para a estação de ônibus. Deixamos tudo no consigna, €1, e voamos para Sán Sebástian, com saídas de ônibus de 30 em 30 minutos (€10,10 por trecho)!
A viagem leva cerca de 1hora... e para variar fomos recebidas com chuvisco e vento frio.. delícia!
A cidade é bem pequena e fomos caminhando até a praia, que fica ao lado da “Parte Vieja”, onde tinha o Centro de Informação Turística mais próximo, pois o do Ponto de ônibus estava fechada... Aliás, aqui também nada funciona dás 14h às 17h... Incrível isso!
Fomos andando, vendo tudo, mas entrando em nada pois estava tudo fechado...
Fomos parando em alguns Bares para já escolhermos qual seria nosso escolhido para a degustação dos Pintxos, mas optamos por comer um em cada!!! Rsrsrs Principalmente depois que achei um onde a sugestão especial era um que meu primo havia me indicado comer num Restaurante na Barceloneta (Barcelona) e não consegui... Somillo de Foie Gas. Olha gente, o somillo é delicioso, mas o resto não é meeeesmo para meu paladar, mas valeu, pois agora sei do que falar... hehe
Fomos em mais dois outros bares, pedimos um bolinho de queijo e carne, um de caranguejo, um de setas (cogumelos) e dois bocadillos para viagem: um de lombo com pimentão e outro de jamón ibérico com queijo, que será nosso jantar a caminho da França! Hehe

Resumindo: 18:30h estávamos no ônibus de volta a Bilbao.
Estamos aqui esperando o bus dás 23h30... da-lhe cadeira! Ainda bem que temos internet!!! Hehe
Bessos e Hasta Mañana! Ou melhor, Au Revoir!!!